Abrantes | Cadernos de Viagem estão de volta à cidade

Cadernos de Viagem. Foto: CM Abrantes

A nova edição dos “Cadernos de Viagem de Abrantes” começa esta sexta-feira, dia 9, e traz de volta à cidade iniciativas nas áreas do desenho, literatura, fotografia, vídeo, jornalismo e multimédia. O programa fecha a 27 de abril depois de quase dois meses com exposições, oficinas, masterclasses, workshops, lançamentos de livros, feira do livro de viagens e residências artísticas com José María Sanchéz e Bruno Vieira Amaral.

A iniciativa inspirada nos “Carnets de Voyage” de Clermont-Ferrant e comissariada por Eduardo Salavisa tem início esta sexta-feira com a exposição “Com um ca­derno no bolso”, de José María San­chéz, que fica patente na Biblioteca Municipal António Botto até 27 de abril. O desenhador regressa à cidade e explora-a entre 5 e 15 de abril durante uma residência artística.

As datas e o local da exposição coincidem com a realização da Feira do Livro de Viagens organizada em parceria com a Livraria “Ao Pé das Letras” e que acompanha todas as atividades, incluindo a nova exposição que chega a 6 de abril à biblioteca municipal. A mostra intitulada “En­contro de ca­dernos de vi­agem 2017” pode ser visitada até dia 23 do mesmo mês.

PUB
O escritor Bruno Vieira Amaral passa pela cidade durante os Cadernos de Viagem de Abrantes. Foto: DR

O dia 23 é também a data em que o escritor Bruno Vi­eira Amaral se despede da cidade depois da sua residência artística iniciada no dia 17 e durante a qual apresenta o livro “Ma­no­bras de guer­rilha: pu­gi­listas, po­ké­mons & gé­nios”. Esta atividade agendada para o dia 19 na Biblioteca Municipal António Botto pode ser complementada ou substituída por uma atividade com as escolas do concelho.

Regressando atrás no calendário, pode marcar para dia 7 de abril o Encontro de Cadernos de Viagens “Urban Sketchers”, em que os participantes percorrem a cidade entre as 10h00 e as 15h30, regressando ao ponto de partida (a biblioteca) para partilhar os seus trabalhos. Meia hora depois, pelas 16h00, cruzam-se no local com os interessados na masterclass com José María San­chéz e na apresentação do livro “Abrantes: o ca­derno de Pedro Ca­bral e Ra­quel Ochoa”.

As oficinas estão agendadas para os dias 11, 13 e 16 (ou 23) de abril, sendo as duas últimas na biblioteca municipal. A primeira leva José María San­chéz “Com um ca­derno no bolso” à Es­cola Secun­dária Dr. So­lano de Abreu, às 10h30. A segunda, sem hora confirmada, explora o “De­senho e es­crita de vi­agem: as es­tó­rias que os de­se­nhos não contam” e é orientada pelo arquiteto Nelson Pa­ci­ência. Na terceira, a psicóloga clínica Te­resa Ruivo partilha “Ao vivo e a cores: de­senho como te­rapia” a partir das 10h00.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here