A Biblioteca Municipal António Botto recebe entre esta sexta-feira, dia 19, e o próximo dia 23 de junho os “Cachimbos & Cartas de Amor” pelos traços que marcam as criações de Catarina Sobral.
A ilustradora e designer de comunicação convida o público a refletir sobre a linguagem, o tempo e os afetos através das cartas de amor escritas pelo avô e endereçadas a James Joyce, Fernando Pessoa, Édouard Manet, Jacques Tati e Charlie Chaplin, entre outros.
A gravura e o cinema de animação também estão presentes no percurso da artista nascida em Coimbra em 1985, que assina atualmente alguns book trailers da coleção Orfeu Mini, nas edições Orfeu Negro.
Os livros de ilustração também integram o currículo, tendo “Greve” recebido uma Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração, “Achimpa” sido eleito o Melhor Livro Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores, e “O meu avô” vencido o Prémio Internacional de Ilustração na Feira do Livro de Bolonha 2014 e sido selecionado para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha.
Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.