Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Setembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Bombeiros em curso de condução de emergência

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) está a promover um curso de condução de emergência e que inclui este domingo uma prova de condução com os sinais sonoros ligados tendo as viaturas circulado por algumas localidades do concelho, situação que alertou alguns populares mas sem motivos para preocupação, disse ao mediotejo.net o comandante da AHBVA.

- Publicidade -

“São 12 condutores em exame, e que se deslocam em três ou quatro ambulâncias com as sirenes ligadas, como se se dirigissem para uma emergência real”, disse António Jesus, tendo frisado que “não há motivo para alarme” mas reconhecendo que alguém que veja passar varias ambulâncias com as sirenes ligadas associe a um desastre de alguma dimensão.

“O curso de condução de emergência começou na sexta-feira, com parte teórica, no sábado houve provas de condução em circuito fechado no kartódromo de Abrantes, e este domingo concluem com esta prova de condução em situação de emergência e com as sirenes ligadas”, explicou.

- Publicidade -

Bombeiros de Abrantes formam funcionários da Mitsubishi

A AHBV de Abrantes, enquanto Entidade Formadora certificada, está promover um conjunto de formações na Mitsubishi, no âmbito do Combate a Incêndios, Evacuação de Edifícios e Primeiros Socorros, informou a instituição.

Os trabalhadores da empresa ficarão, assim, habilitados com conhecimentos básicos, que lhes permitem manusear extintores perante focos de incêndio e garantir a evacuação dos ocupantes de um edifício.

Cada formação tem uma carga horária de 8 horas e os formandos aprendem sobre fenomenologia da combustão, métodos de extinção, classes de fogos, agentes extintores e fazem exercícios de combate a incêndios com manta ignífuga e extintores.

Nesta formação são também focados aspetos gerais de um plano de prevenção, utilização dos espaços (inspeção de segurança), formação de segurança (finalidade e conteúdos), exercícios de simulação (vantagens e planeamento), sistema automático de deteção de incêndio, deteção, alarme e alerta, modo de sinalização dos alarmes, organização do alarme e respetivas temporizações, matriz de comando, sinalização de avarias, testes ao sistema e manutenção preventiva.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome