Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Setembro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | BE acusa autarca de “abusar” de fundos do município para promoção pessoal

O BE voltou a questionar o presidente da Câmara de Abrantes sobre a aquisição de serviços de Consultadoria de Comunicação Estratégica pela Câmara, designadamente quanto à contratação da empresa YoungNetwork. O vereador Armindo Silveira questionou o presidente da Câmara sobre um vídeo publicado na página do Facebook do cidadão Manuel Jorge Valamatos, político, produzido pelo Município de Abrantes e que não foi partilhado em nenhum sitio oficial do Município. Para o BE, tal configura “um uso e abuso de fundos do município para promoção pessoal”. Em resposta, e a seis meses das eleições autárquicas, Manuel Jorge Valamatos (PS) limitou-se a declarar saber que incomoda a oposição.

- Publicidade -

Armindo Silveira lembrou o dia da tomada de posse de Manuel Jorge Valamatos como presidente da Câmara Municipal de Abrantes, após a saída de Maria do Céu Antunes para o Governo nacional como secretária de Estado. No dia 19 de fevereiro de 2019 disse à Comunicação Social esperar “que a estrutura camarária não fosse usada para projetar uma pessoa às próximas autárquicas”, começou por dizer o vereador do BE em reunião de executivo, realizada na terça-feira, 23 de março.

Recordou também ter questionado “diversas vezes o sr. presidente da Câmara sobre a contratação da empresa YoungNetwork em novembro de 2019 e a renovação de contrato” dando conta do seu partido continuar “com demasiadas dúvidas sobre a real necessidade da prestação destes serviços”.

- Publicidade -

Apontou ainda o último boletim Passos do Concelho nº 115 relativamente o qual refere que “o sr. presidente da Câmara aparece em 22 fotografias para um total de cerca de 52. A oposição nem em uma fotografia aparece, seja na Câmara ou Assembleia Municipal. É, sem dúvida, um registo fenomenal que faria corar de vergonha a sra. ex-presidente”, afirmou Silveira.

Para terminar, “na página do Facebook do cidadão, Manuel Jorge Valamatos, político, foi publicado um vídeo no dia 19 de março de 2021, no qual o sr. Manuel Jorge Valamatos anuncia o evento Portugal Lés a Lés. Até aqui tudo bem, mas importa então esclarecer que este vídeo foi produzido pelo Município de Abrantes e não foi partilhado em nenhum sitio oficial do Município”.

OIÇA AQUI O VEREADOR DO BLOCO DE ESQUERDA

Para o BE configura “em toda a linha, salvo melhor opinião, um uso e abuso de fundos do município para promoção pessoal”.

O vereador bloquista recorda que numa outra sessão de Câmara “o sr. presidente referia que uma coisa é a rede social do Município e outra era a rede social da pessoa Manuel Jorge Valamatos”. A esse propósito Armindo Silveira considerou oportuno “relembrar a quem se aplica a famosa frase dita nas autárquicas de 2017, em plena campanha eleitoral do PS, pela sra. ex-presidente da Câmara Municipal de Abrantes de que ‘os candidatos do PS estavam para servir a população e os outros para se servir da população’. É óbvio que estas declarações continuam a incomodar 4 anos depois”.

Armindo Silveira afirmou esperar que o presidente “possa explicar como é que um vídeo que foi produzido pelo Município de Abrantes foi parar à página pessoal do cidadão Manuel Jorge Valamatos. Espero eu e todos os munícipes”, disse.

Mas a explicação ficou por dar durante a reunião de Câmara. Em resposta, e a seis meses das eleições autárquicas, Manuel Jorge Valamatos limitou-se a declarar saber que incomoda a oposição.

“Sei que vos incomoda muito, quer o Manuel Jorge Valamatos, quer o presidente da Câmara. Estão muito incomodados com isso, eu sei! Porque tenho feito o meu trabalho e as pessoas na rua avaliam isso e dizem-me muitas coisas. Sei que os senhores estão um bocadinho atrapalhados, mas a democracia é isto mesmo. Vamos lá a ser leais, corretos uns com os outros e deixar os cidadãos votar porque em democracia é assim”, afirmou .

OIÇA AQUI O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES

Segundo a Lei, as eleições autárquicas devem decorrer entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome