Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Autarquia inaugura Centro de Marcha e Corrida na Cidade Desportiva

O novo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Abrantes, a ser inaugurado este sábado, às 14:30, está instalado na Cidade Desportiva e configura-se como novo e importante instrumento de apoio aos praticantes de atividade desportiva, regulares ou não, apresentando quatro circuitos urbanos homologados e técnicos certificados que avaliarão os níveis de condição física dos cidadãos, disse ao mediotejo.net o vereador da Câmara de Abrantes, Luís Correia Dias.

- Publicidade -

Este Centro, sediado no Estádio Municipal de Abrantes, vai começar assim a prestar apoio a todos os interessados na prática de atividades de caminhada e corrida, bem como aos que praticam regularmente de forma não orientada e desejam ser aconselhados para potenciar o seu treino.

Este Centro dispõe de 4 percursos com distâncias entre os 5 e 8,5 Kms, para fazer face aos objetivos dos praticantes, e junta-se aos já existentes no distrito de Santarém, nomeadamente em Alcanena, Coruche, Entroncamento, Ourém e Torres Novas.

- Publicidade -

A nova oferta desportiva está inserida no Programa Nacional de Marcha e Corrida, iniciativa conjunta do Instituto Português de Desporto e Juventude e da Federação Portuguesa de Atletismo e configura-se como uma aliada para promover a prática do exercício físico e o bem estar físico, combatendo problemas associados à inatividade física das populações e ao sedentarismo progressivo.

Problemas das sociedades atuais, como a obesidade, cancro, doenças cardíacas, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, osteoporose, depressão e morte prematura, por exemplo, poderiam ser evitados caso as pessoas dedicassem um mínimo por semana à prática de exercício físico.

Estudos comprovam que esse tempo de atividade física moderada é o suficiente para se obterem grandes benefícios para a saúde e para qualidade de vida, pelo que os serviços de desporto da autarquia de Abrantes aconselham a inscrição no Centro e a prática de exercício físico, mesmo que de forma moderada.

Este serviço funciona semanalmente em Abrantes, às segundas e quartas-feiras, das 18:00 às 19:00. Independentemente do horário de prescrição, o praticante pode realizar a sua atividade física quando bem entender.

INSCRIÇÕES

Qualquer cidadão pode usufruir deste serviço, a qualquer altura do ano, desde que se inscreva no Programa Nacional de Marcha e Corrida na receção do Estádio Municipal de Abrantes. Aqueles que tenham idade igual ou inferior a 15 anos, terão obrigatoriamente que ser acompanhados por um adulto responsável por si, também devidamente inscrito no referido Programa.

 EQUIPAMENTO

O praticante deverá usar fato de treino, calções ou t-shirt (de acordo com as condições meteorológicas), calçado desportivo confortável, garrafa de água e boné.

APOIO TÉCNICO

Os técnicos com formação especializada, em função da condição física e dos objetivos de cada um, aconselharão a realização dos percursos e exercícios mais adequados à sua prática desportiva.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome