“De Casa para o Mundo” é o mote da iniciativa lançada pela Câmara Municipal de Abrantes que desafia os criativos do concelho para a interação e partilha digital. O objetivo é minimizar o impacto provocado pela situação de isolamento social, devido à covid-19, promovendo assim um conjunto de atividades à distância por forma a ocupar o tempo das famílias, mas também para manter alguma da atividade municipal em agenda.
Um dos vídeos que chegou à autarquia, já publicado na página da Câmara e imbuído do espírito de Abril, é “Trovas de Liberdade” de Agostinho, Tomás, Nelson e Carolina Maria. “Fui à Beira do Mar” de José Afonso.
A iniciativa da Câmara Municipal de Abrantes decorre através das suas diversas divisões e os canais de distribuição e acesso aos diversos conteúdos são a página geral da autarquia, que pode ser consultada em cm-abrantes.pt, na rede social Facebook – /www.facebook.com/Município-de-Abrantes – e no Youtube.
A Divisão de Cultura e do Turismo desafia os talentos abrantinos a fazer da sua arte um movimento cultural local, apoiado por meios digitais, e pretende que o sentido de comunidade seja também assumido pelo acesso à Cultura. Músicos, declamadores, comediantes, mágicos, bailarinos, entre outros, são convidados a enviar um ficheiro, com a duração máxima de 20 minutos para cultura@cm-abrantes.pt.
A apreciação e divulgação será feita com a brevidade possível, segundo a autarquia. De casa para o mundo, mostrem o vosso talento.
A Divisão do Desporto, da Juventude e do Associativismo irá disponibilizar, através dos canais digitais municipais, planos de expressão físico-motora para crianças, para famílias e para seniores. Como forma de combater o sedentarismo, para a promoção da atividade física e pela importância do bem-estar físico e psíquico. Uma forma de dizer: “Fique ativo, mas fique em casa”.
A Divisão do Conhecimento, através da Biblioteca Municipal António Botto, irá disponibilizar uma plataforma online que ficará acessivel em http://www.bmab.cm-abrantes.pt/, também com recurso ao canal Youtube, através da qual será possível aceder a uma programação virtual, com atividades de animação e promoção da leitura. Através deste ambiente digital, irá ser possível realizar leituras com recurso a vídeo-books, encontros com escritores e ilustradores, visionar espetáculos e manter, à distância, alguma da programação regular da Biblioteca Municipal António Botto.
A Biblioteca que aderiu também ao projeto da editora “Ideias com História”, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, na criação de materiais pedagógicos gratuitos, relacionados com a COVID-19. O site, disponível em https://www.coronakids.pt/, é de acesso livre e pretende ajudar os mais novos a compreender esta nova realidade.
A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.