Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Atividade desportiva de 31 coletividades incentivada com quase 180 mil euros

As coletividades do concelho de Abrantes com atividade desportiva assinaram os contratos-programa relativos à Medida 2 Desporto na terça-feira, 29 de novembro, na sede do Clube Desportivo ‘Os Patos’, em Rossio ao Sul do Tejo. No âmbito do FinAbrantes são apoiadas financeiramente 31 coletividades que desenvolvem a prática de 23 modalidades desportivas diferentes, no valor total de 176 mil euros.

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Abrantes e 31 coletividades do concelho já formalizaram os contratos-programa que garantem a efetivação do apoio financeiro camarário de 176.465,00 euros às associações e clubes do concelho no âmbito do programa FinAbrantes, Medida 2 Desporto.

No ano anterior o valor cifrou-se nos 183.842,50 euros, uma diminuição justificada pela presidente da Câmara Municipal de Abrantes “com a não participação das equipas seniores de basquetebol do Clube Náutico de Abrantes nos campeonatos nacionais e dos Dragões de Alferrarede no campeonato distrital”.

- Publicidade -

A Medida 2 visa, segundo o município,” manter e apoiar as atividades das diversas entidades, nas áreas do desporto, do recreio, de forma regular e diversificada, visto serem pilares fundamentais de coesão social e do apoio aos interesses e necessidades de cada cidadão”.

Assinatura dos contratos-programa Medida 2 Desporto do programa FinAbrantes, no Clube Desportivo ‘Os Patos’. Maria do Céu Albuquerque

Durante a cerimónia, Maria do Céu Albuquerque deixou três desafios: insistiu na escola de pais e assistência de jogos (já no ano passado a presidente prometia uma majoração de 10% do financiamento para as coletividades que apostassem na formação para famílias, contudo não foi entregue qualquer proposta nesse sentido); uma seleção municipal de futebol com jovens atletas preparados como condicionante na realização do Torneio Internacional de Iniciados; e que, com a recuperação do açude insuflável no Aquapolis, a canoagem volte a colorir as águas do rio Tejo e a formar novos atletas desta modalidade, tendo este último desafio sido direcionado ao Clube Desportivo ‘Os Patos’.

Aliás, foi também aos ‘Os Patos’ que a presidente se dirigiu, em primeiro lugar, no seu discurso após a assinatura dos contratos programa com as coletividades do concelho.

Enalteceu o trabalho do clube que, ao longo de 36 anos, se destaca como “um dos atores principais desta nossa comunidade e pela forma como, em diferentes escalões e em diferentes modalidades, sabe formar gerações de atletas, incluindo uma atleta olímpica e em ostentar orgulhosamente os nomes de Abrantes e de Rossio ao Sul do Tejo”.

Apoiar financeiramente as coletividades com atividade desportiva é para Maria do Céu Albuquerque “celebrar o desporto. Trabalhar com todos pela promoção de valores. É isso que faz com que a Câmara Municipal continue a apostar no movimento associativo. Não temos a ambição de ser a Câmara a fazer tudo”, disse.

Assinatura dos contratos-programa Medida 2 Desporto do programa FinAbrantes, no Clube Desportivo ‘Os Patos’

A presidente destacou também a “importância” do programa FinAbrantes como ferramenta do desenvolvimento local e de promoção da sustentabilidade social, do cumprimento dos contratos-programa “para que mantenhamos boas taxas de execução financeira” e ainda “de uma articulação rigorosa entre a equipa técnica do FinAbrantes e as estruturas dirigentes”.

Da parte das coletividades a presidente espera o cumprimento dos contratos-programa “em todos os seus requisitos, na utilização das verbas que atestam os recursos que são de todos nós. Falamos de dinheiros públicos”, notou.

Garantiu que o município continua“empenhado na formação de dirigentes e também no atleta do futuro.  “Sistematicamente continuamos a fazer formação nesse sentido. E vamos continuar a apostar na formação porque entendemos o Desporto como escola de valores. Como um fator de promoção da ética no Desporto como forma também de praticarmos na nossa vida individual e coletiva”, indicou a autarca, considerando o “esforço” financeiro como “determinante na requalificação de espaços que são de todos”.

Assinatura dos contratos-programa Medida 2 Desporto do programa FinAbrantes, no Clube Desportivo ‘Os Patos’

E nessa sequência referiu como exemplo “o investimento em curso no Pavilhão Municipal do Pego, com a substituição do piso por um pavimento desportivo em madeira flutuante e flexível, reforçando a prática da patinagem (artística e de hóquei em patins), evidenciando-se a formação já este ano da Associação de Patinagem do Pego, e para a melhoria das condições da prática do futsal”, investimento de 71.893,63 euros.

Relativamente ao comportamento de pais e adeptos durante os eventos desportivos, Maria do Céu Albuquerque insiste na necessidade de projetos como a “escola de pais e assistência de jogos”, dizendo que “qualquer dia vamos ter penalizações para as associações que não apresentem propostas neste âmbito”. O repto foi lançado em 2017 pela presidente que até prometeu uma majoração de 10% no apoio financeiro aos clubes que apresentassem propostas neste âmbito, mas 2018 ainda não foi o ano de arranque.

“É muito importante que qualifiquemos as pessoas para assistirem aos jogos e não assistirmos a situações que por vezes são vergonhosas e pouco abonatórias para a prática do Desporto”, considerou.

OIÇA AQUI A PRESIDENTE:

Rossio ao Sul do Tejo / Assinatura dos contratos programa da medida 2 do Desporto do programa FinAbrantes. A presidente Maria do Céu Albuquerque fala sobre este apoio às colectividades do concelho.

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 27 de Novembro de 2018

Para que o concelho de Abrantes mantenha o Torneio Internacional de Iniciados a presidente lançou um segundo desafio: “Uma seleção a treinar desde já para poder chegar ao campeonato devidamente preparada e jogar com as outras equipas ao melhor nível. Só faremos esse campeonato se tivermos uma equipa devidamente preparada para jogar. Não é para ganhar! É para jogar com a consciência que trabalhou”.

Da parte dos anfitriões, Helder Rodrigues, presidente do Clube Desportivo ‘Os Patos’, lembrou que aquela coletividade de Rossio ao Sul do Tejo “tem estado com o município desde a primeira hora, inicialmente com o FinDesp e agora com o FinAbrantes”, disse, manifestamente agradado com a partilha de experiências na sede do Clube. O dirigente lembrou que ‘Os Patos’ este ano disputam o campeonato nacional de futsal, “um facto assinalável” na tentativa de “elevar o nome do concelho e da freguesia bem alto”.

E referiu a concretização recente da renovação da sala de judo “ao nível do melhor do distrito e do País”. Uma requalificação “feita muito à conta do esforço e da dedicação dos atletas, dos pais e dos dirigentes da secção de judo mas também do apoio incondicional da Junta de Freguesia e da Câmara através do FinAbrantes”, salientou Helder Rodrigues.

Assinatura dos contratos-programa Medida 2 Desporto do programa FinAbrantes, no Clube Desportivo ‘Os Patos’. Espaço para a prática de judo

Assim, relativamente a atividades desportivas federadas de carácter regular, são apoiados financeiramente 34 clubes/associações, em 12 modalidades diferentes, numa envolvência de 51 equipas no âmbito dos desportos coletivos (envolvendo cerca de um milhar de praticantes) e, nos desportos individuais, o apoio a 419 atletas, no total de 166.303,00 euros.

Apoio à promoção de atividades desportivas ou recreativas de lazer, meramente lúdicas, 12 coletividades, em 11 modalidades diferentes, estando envolvidos 665 participantes e no total de 10.162,00 euros.

Este apoio financeiro anual é atribuído no seguimento das candidaturas apresentadas à Medida 2 do programa FinAbrantes que apoia atividades desportivas competitivas e de lazer desenvolvidas por clubes e associações do concelho. As candidaturas às medidas de Eventos, Cultura, Social e Juventude estão abertas até esta sexta-feira, dia 30 de novembro.

Assinatura dos contratos-programa Medida 2 Desporto do programa FinAbrantes, no Clube Desportivo ‘Os Patos’. Hélder Rodrigues

Lista de entidades apoiadas 2018-2019

1. Água Travessa Futebol Clube
2. Associação Cultural Desportiva e Recreativa “Os Lobos” de Carvalhal
3. Associação de Cicloturismo BTT do Fôjo
4. Associação de Melhoramentos da Freguesia de Alvega
5. Associação de Patinagem do Pego – APP
6. Aventurirequinte Associação
7. Bempfutclub – Bemposta Futebol Clube
8. Casa do Benfica em Abrantes
9. Casa do Povo de Mouriscas
10. Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto
11. Casa do Povo Pego
12. Casa do Povo São Facundo
13. Centro Cívico, Cultural e Desportivo de Alferrarede Velha
14. Centro Popular de Cultura e Desporto de Sentieiras
15. Centro Recreativo e Cultural de Barreiras do Tejo
16. Clube Aventura e Motorizado do Pego
17. Clube Cultural e Recreativo Vale das Mós
18. Clube de Amadores de Pesca e Caça do Pego
19. Clube Desportivo “Os Patos”
20. Clube Desportivo Recreativo da Concavada
21. Clube Desportivo Recreativo de Alferrarede “Os Dragões”
22. Clube Náutico de Abrantes
23. Clube Orientação e Aventura
24. Clube de Ténis de Abrantes
25. Espaço Vida – Associação de Desenvolvimento Comunitário
26. Núcleo Sportinguista de Alferrarede
27. Sociedade Recreativa Pró Casais Revelhos
28. Sport Abrantes e Benfica
29. Sporting Clube de Abrantes
30. Tramagal Sport União
31. União Desportiva Rossiense

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome