- Publicidade -

Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
- Publicidade -

Abrantes | ‘Assomada’ de Rui Algarvio no Quartel da Arte Contemporânea

A exposição de Rui Algarvio ‘Assomada’ é inaugurada este sábado, 20 de julho, na galeria QuARTel da Arte Contemporânea de Abrantes – Coleção Figueiredo Ribeiro, em Abrantes, pelas 16h00.

- Publicidade -

‘Assomada’ apresenta um conjunto de trabalhos que indiciam um ponto de vista perspético sobre os dois temas fundamentais à obra de Rui Algarvio — a paisagem e a pintura. A visão panorâmica sobre estes temas, tão intimamente relacionados na sua obra, parte necessariamente da confluência entre a consciência e a inquietação de se ser e de se encontrar inserido num mundo onde, apesar do esbatimento das fronteiras entre o natural e o artefactual (entre campos, matas, lugares e metrópoles), os eventos se perpetuam num estado de desconexão e indiferença perante o sujeito.

O ato de assomar-se, na obra de Rui Algarvio, parte assim de uma síntese subjetiva de vários elementos, reconhecíveis segundo o género da paisagem, para repensar a pintura enquanto conceito e meio na contemporaneidade.

- Publicidade -

A curadoria é de Andreia César e a mostra fica patente ao público até dia 12 de outubro de 2019.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome