- Publicidade -

Domingo, Dezembro 5, 2021
- Publicidade -

Abrantes | Assembleia Municipal aprova aquisição do Cineteatro S. Pedro

A Assembleia Municipal de Abrantes autorizou na sexta-feira, por unanimidade, a despesa para celebração de contrato de compra e venda do Cineteatro S. Pedro, em Abrantes, no valor total de 470.000,00 euros, tendo o executivo já aprovado a respetiva minuta do contrato de compra e venda do edifício. O Cineteatro S. Pedro está encerrado há mais de dois anos, e a conclusão das negociações, conduzidas pelo atual executivo, foram elogiadas por todas as bancadas, tendo o PSD destacado pela positiva o valor acordado e o BE criticado o tempo que se levou a chegar a este acordo.

- Publicidade -

Manuel Jorge Valamatos (PS), presidente da Câmara, explicou a estratégia que delineou para concluir o processo e lembrou o percurso negocial, que se arrastou no tempo e chegou a ter várias possibilidades em cima da mesa. A primeira reunião das que teve com o interlocutor da Iniciativas de Abrantes foi em março, lembrou, questionado pelo eleito do BE. Agora, destacou, “importante é avançar para as obras necessárias e devolver o cineteatro à comunidade da forma mais célere possível”.

Pedro Grave, eleito do BE, referiu a sua “satisfação pelo concretizar desta novela, com o objetivo cumprido da aquisição do Cineteatro de S.Pedro para o património do Município de Abrantes”, tendo apontado a Câmara como sendo “a maior responsável por todo o tempo que o destino do equipamento levou a chegar a este ponto, cerca de dois anos após o termo de um protocolo de 19 anos”.

- Publicidade -

“Resta-nos esperar ansiosamente pela necessária manutenção, de modo a que seja devolvido aos Abrantinos o agora verdadeiramente nosso Cineteatro S.Pedro”, afirmou Pedro Grave. “Na mesma linha, ansiamos igualmente por uma Programação Cultural lhe faça a devida justiça e concretize o que de melhor esperamos para Abrantes”, concluiu.

Assembleia Municipal aprovou por unanimidade aquisição do cineteatro S. Pedro. Foto: mediotejo.net

A deliberação aprovada por unanimidade em Assembleia Municipal foi em linha com a decisão tomada em reunião de executivo no dia 21 de janeiro, tendo sido também aprovada então por unanimidade.

Tal como havia já sido tornado público aquando do anúncio do acordo entre a Câmara e a sociedade Iniciativas de Abrantes, proprietária do edifício, o pagamento será faseado ao longo de sete anos, sendo a primeira tranche no valor de 71.000,00 euros, a pagar com a assinatura do contrato promessa de compra e venda, após o visto do Tribunal de Contas, e as outras tranches no valor de 66.500,00 euros, a pagar até 31 de janeiro dos seis anos seguintes, até 2026.

A Iniciativas de Abrantes e a Câmara de Abrantes anunciaram em 09 de dezembro de 2019 terem chegado a acordo para, de forma definitiva e permanente, devolver o Cineteatro S. Pedro ao usufruto dos abrantinos.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome