A Árvore de Natal do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) já está colocada na Praça Barão da Batalha, em Abrantes, numa iniciativa conjunta com o Clube Rotário, adornada com CD’s representando donativos para a instituição.
A Árvore de Natal referente ao Projeto ‘Árvore de Natal Solidária’, projeto solidário realizado numa parceria entre o Rotary Club de Abrantes, o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) e o Município de Abrantes (na cedência do espaço), foi inaugurada na quarta-feira, 2 de dezembro, na Praça Barão da Batalha.
“O projeto ‘Natal Solidário’ estava incluído no nosso programa para 2020, planeado em janeiro deste ano, mas devido à atual situação de covid-19 tivemos de o adaptar”, disse o presidente do Rotary Club de Abrantes, Joaquim Melo dos Santos.
Nessa adaptação surgiu a ideia da Árvore de Natal Solidária que tem como objetivo a angariação de verbas para o CRIA com a finalidade da instituição continuar a desenvolver os seus projetos sociais.
Em nome do CRIA, o presidente da direção, Nelson de Carvalho, começou por agradecer ao clube rotário “a iniciativa” realizada “com muito agrado, grande acolhimento e entusiasmo” por significar “uma intervenção a favor” da instituição.
A árvore de Natal em madeira (especificamente contraplacado marítimo), preparada para receber as frias temperaturas do inverno e bem como chuva ou intempéries, foi executada pelos serviços de formação profissional do CRIA, desenvolvida pelos utentes e pelos formadores, e ficará na Praça Barão da Batalha até dia 6 de janeiro de 2021, data até à qual a solidariedade pode ser colocada em prática.
“Estes donativos irão suportar as suas atividades, despesas ou equipamentos”, avançou Nelson de Carvalho, que também agradeceu, por antecipação, “a todos aqueles que se quiserem associar” a esta ação solidária.
“O CRIA existe, trabalha para todos: para a comunidade, para as famílias, num território alargado – Abrantes, Constância, Sardoal, Mação – cumpre uma missão muito importante e também precisa de atenção, apoio e carinho”, observou.
A Árvore de Natal Solidária, adornada com CD´s que já não são utilizados, terão o nome de cada uma das empresas e/ou particulares que fizerem um donativo à instituição, podendo optar pelo anonimato.
Presente na inauguração esteve também o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, que destacou a importância desempenhada pelo CRIA no apoio à população, “fazendo um trabalho muito relevante, durante todo o ano, para as famílias”.
O autarca apelou a que toda a comunidade possa contribuir para esta causa. “Gostávamos que a ação se materializasse no resultado efetivo, de um apoio significativo” para o CRIA.
Valamatos considerou ser “inimaginável para um território destes viver sem instituições como o CRIA”, agradecendo a ação dos rotários no concelho de Abrantes.
A época de natalícia “é muito propícia a movimentos de solidariedade, mas ao longo de todo o ano deveríamos ter mais atenção com as questões da partilha e não ficarmos reféns apenas da altura do Natal”, defendeu ainda o presidente da Câmara.
Todos quantos queiram participar nesta iniciativa e ajudar o CRIA poderão fazê-lo dando um contributo monetário (o montante que entenderem) através da conta bancária do Rotary Club de Abrantes (IBAN PT50 0035 0003 0005 1134 5305 1) que depois fará a entrega de todos os fundos doados à instituição.
Para tal, devem enviar o comprovativo da transferência para o email rcanatalcria@gmail.com. O CRIA, como entidade de Utilidade Pública, emite um recibo dedutível em sede de IRS a quem fizer um donativo.
Recorda-se que o CRIA é uma instituição que apoia jovens e adultos com necessidades especiais, em diferentes valências, desde a formação profissional até ao acolhimento no lar residencial.