Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 14, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Arquivo Municipal restaura documentos originais com mais de 400 anos

A Câmara Municipal de Abrantes concluiu o trabalho de preservação, conservação e restauro de documentos originais com mais de 400 anos, onde se incluem o livro nº 1, registo da correspondência recebida (1591-1603), róis de bens, tombos, inventários e testamentos.

Com esta intervenção, para a qual foi contratada mão-de-obra especializada, vai ser possível a consulta presencial destas fontes de informação por parte de investigadores, bem como a sua consulta virtual, uma vez que se encontram em formato digital.

Os documentos originais agora recuperados, tidos pela autarquia como “preciosos”, serão em breve disponibilizados a partir do repositório digital do município, após o devido tratamento técnico.

Espaço de cultura e também de investigação, o Arquivo Municipal Eduardo Campos “desempenha um papel fundamental na construção da memória coletiva e está empenhado em continuar o trabalho de preservação, conservação e restauro de documentos originais de forma a facilitar a sua compreensão, bem como o seu aspeto estético, histórico e a sua integridade física”, destaca a Câmara Municipal, em nota de imprensa.

Arquivo Municipal de Abrantes restaurou documentos originais com mais de 400 anos. Foto: CMA

Por outro lado, notou, o Arquivo “continua o trabalho de digitalização em massa da documentação mais solicitada, como é o caso dos processos de obras particulares, sendo uma das etapas-chave para servir de forma mais célere os serviços internos e os munícipes”.

A informação foi divulgada a 9 de junho, dia em que se celebra o Dia Internacional dos Arquivos, tendo a autarquia sublinhado que o Arquivo Municipal de Abrantes “desempenha um papel fundamental na construção da memória coletiva e está empenhado em continuar o trabalho de preservação, conservação e restauro de documentos originais de forma a facilitar a sua compreensão, bem como o seu aspeto estético, histórico e a sua integridade física”.

Arquivo Municipal Eduardo Campos, situa-se na Rua Fausto Sacramento Marques, na Zona Industrial, em Abrantes. Créditos: CMA

O Arquivo Municipal de Abrantes pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome