Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Aprovada “expansão” de loteamento junto ao Retail Park para instalação de novas empresas

A Câmara de Abrantes aprovou na terça-feira a proposta referente ao pedido de operação de loteamento com obras de urbanização, na Avenida D. João I, junto ao Retail Park, para instalação de “três insígnias” e novas ligações rodoviárias, com a criação de um novo acesso.

- Publicidade -

A expansão de novas zonas de loteamento na Avenida D. João I, em Abrantes, foi aprovada em reunião de Câmara Municipal. Operação que o presidente da autarquia considerou “extremamente relevante para a cidade e para o concelho”.

A alteração urbanística irá ter lugar entre o Retail Park e a Avenida Dr. Mário Soares, “com vários operadores a entrarem em funcionamento”, explicou Manuel Jorge Valamatos.

- Publicidade -

“O que vai acontecer é a expansão económica. Vão seguramente aparecer novas empresas, criar mais postos de trabalho, criar dinâmica económica para o concelho”, explicou o presidente ao nosso jornal. O executivo manifesta “expectativa e esperança que este investimento possa acontecer rapidamente e possamos ter mais atividade económica”.

Av. D. João I junto à rotundo das Oliveiras, e terrenos anexos aos Retail Park, em Abrantes. Créditos: mediotejo.net

Por seu lado, o vice-presidente explicou relativamente ao projeto de obras que o Plano de Urbanização de Abrantes “previa a melhoria significativa da zona de mobilidade”. Atualmente a entrada existente no Retail Park é unicamente na Av. D. João I em sentido ascendente tal como a saída, sendo que o projeto prevê uma estrada nas traseiras do Retail Park com uma ligação à Avenida Dr. Mário Soares.

“Uma via nova. Temos vários pareceres, um deles à APA [Agência Portuguesa do Ambiente], porque essa via terá de passar por uma linha de água. Vai ser criada uma ponte para fazer a transposição dessa linha de água e os custos são todos suportados pelo promotor. É essa a condição. Há uma zona de cedência para espaços verdes”, referiu João Gomes.

O loteamento agora aprovado “será composto por três lotes, três novas insígnias que virão para Abrantes. Sabemos que os promotores têm muitas urgência neste loteamento e têm trabalhado em conjunto com a Câmara e com outras entidades da forma mais célere possível porque há compromissos contratuais com insígnias” em Abrantes, acrescentou o vice-presidente.

Para já não foram reveladas as marcas contratualizadas para se estabeleceram naquele local da cidade. “Obviamente são entidades privadas e quando entenderem passarão essa informação”, acrescentou Manuel Jorge Valamatos em resposta a uma pergunta do vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, Armindo Silveira.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome