Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | António Bandos inspira conferência sobre democracia

Os 20 anos do desaparecimento de António Bandos são assinalados esta quarta-feira, dia 13, na Biblioteca Municipal António Botto com a conferência “António Bandos: democracia, memória e desafios”. A iniciativa promovida pelo Clube de Filosofia de Abrantes está marcada para as 21h30 e conta com a participação de José-Alberto Marques e Rolando Silva, Mário Pissarra e Nelson Carvalho.

- Publicidade -

A conferência tem início com um apontamento biográfico sobre este abrantino nascido em Envendos no ano de 1940 que se tornou numa figura marcante das vidas política e cultural do concelho. O seu percurso de vida acompanhou o antes e o depois do 25 de Abril e inspira um momento de reflexão e debate sobre o presente e futuro da democracia.

Entre as diversas etapas percorridas até ao falecimento por doença súbita em 1997, destacam-se a docência e direção da escola D. Miguel de Almeida, a militância ativa no Partido Socialista e a presidência da Assembleia Municipal entre 1977 e 1990, a par da vertente sindicalista associada, nomeadamente, à Fenprof e a ligação a diversos projetos do jornalismo local.

- Publicidade -

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome