Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Ano letivo arranca com ensino profissional em Tramagal e curso de dança em Abrantes

Um curso básico de dança e o arranque do ensino profissional em Tramagal, no ensino secundário, são algumas das novidades que marcaram o arranque de mais um ano letivo nas oito escolas do Agrupamento Nº 2 de Abrantes, com sede na Escola Dr Manuel Fernandes.

- Publicidade -

Pela 1ª vez, no antigo Liceu, escola sede, vai funcionar uma turma de 5º ano do Curso Básico de Dança e, no Tramagal, a Escola Otávio Duarte Ferreira vai voltar a ter ensino secundário com uma turma de 10º ano de Ensino Profissional, constituída por 2 cursos: Curso de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica e Curso de Técnico de Juventude.

Escola e empresas de Tramagal vão dar formação especializada em contexto laboral. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

O Curso Básico de Dança, em regime integrado, complementa a oferta de ensino artístico no LICEU, que se iniciou há 5 anos atrás com o Curso Básico de Música e que este ano abrangerá cerca de 150 alunos, do 5º ao 9º ano.

O Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica resultou de um protocolo inédito em Abrantes, estabelecido entre a câmara municipal, a junta de freguesia de Tramagal, as empresas Mitsubishi Fuso e Diorama e o Agrupamento Nº 2. Deste esforço nasceu um curso profissional em que os alunos vão ter formação nas empresas desde o 10º ano, conferindo-lhe uma vertente prática muito maior.

Estas são as duas novas apostas do Agrupamento Nº2 para o ano letivo que está a começar e que se integram na sua política de diversificação da oferta educativa, da qual a aposta no ensino artístico é apenas um exemplo, e de ir apresentando respostas às aspirações da comunidade, não só do concelho de Abrantes mas também dos concelhos limítrofes.

Assim, para além da generalização, como em todas as escolas do país, do projeto de autonomia e flexibilidade ao 1º, 2º, 5º, 6º, 7º e 10º anos, em Abrantes a oferta formativa neste novo ano letivo vai ser ainda mais rica e variada.

Há ainda outra novidade, no âmbito da comemoração do Liceu de Abrantes: uma Exposição de Artes de Visuais de antigos alunos, de 24 de setembro a 20 de outubro. Esta exposição pode ser visitada de 2ª a 6ª feira, das 17:00h às 21:00h, no átrio da Escola Dr. Manuel Fernandes.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome