- Publicidade -

Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
- Publicidade -

Abrantes | Aniversário da Liga dos Combatentes junta centenas de convidados

O 93º aniversário do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes foi assinalado este sábado, dia 30, no Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), sediado no Quartel de São Lourenço. Um momento simbólico que contou com a presença do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, e reuniu mais de duas centenas de militares, antigos combatentes e familiares.

- Publicidade -

Os convidados do 93º aniversário do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes começaram a concentrar-se pelas 10h30 junto do Monumento em Homenagem aos Mortos em Combate. Foi nesse local, perto da Porta de Armas do RAME, onde decorreram as cerimónias oficiais presididas pelo Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, ladeado pelo Comandante do RAME, Coronel César Reis, o Presidente do Núcleo de Abrantes, Sérgio Augusto de Matos, e a restante comitiva.

O Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, presidiu às cerimónias do aniversário do núcleo abrantino. Fotos: mediotejo.net

Mais de duas centenas de pessoas confirmaram presença numa manhã em que estiveram representados os núcleos da Liga dos Combatentes de Vila Franca de Xira, Santarém, Rio Maior, Torres Novas, Entroncamento / Vila Nova da Barquinha, Castelo Branco e a Companhia de Caçadores 4241/72 que prestou serviço em Moçambique, mais precisamente em Chipera (Tete) e Gorongosa (Beira), entre 6 de agosto de 1972 e 29 de setembro de 1974.

- Publicidade -

A cerimónia de homenagem aos militares mortos em combate desta companhia foi o ponto alto do programa que incluiu uma missa solene, agraciamento aos sócios com 25 anos de inscrição na Liga dos Combatentes, entrega de diplomas de apreço e medalhões, uma visita à exposição “Memórias e Perspectivas da Cavalaria Portuguesa”, que está patente em permanência no museu, e um almoço convívio.

Homenagem aos militares mortos em combate da Companhia de Caçadores 4241/72. Fotos: mediotejo.net

O General Chito Rodrigues dirigiu-se aos militares, antigos combatentes e familiares, referindo-se ao momento como sendo “desses combatentes” e “das suas famílias”, mas também “um momento de reflexão sobre a memória daqueles que caíram ao serviço de Portugal”. Os “milhares e milhares de portugueses que saíram para servir o seu país” tendo como ponto de partida o Quartel de São Lourenço também foram recordados.

- Publicidade -

Em referência à homenagem prestada aos combatentes da Companhia de Caçadores 4241/72, destacou que “a nossa instituição espalhada por esse país é composta por cidadãos portugueses da mesma origem que esta companhia que aqui se reuniu e, talvez com surpresa, verifica que não está sozinha, nem nunca estará sozinha”.

General Chito Rodrigues e os convidados durante as cerimónias. Fotos: mediotejo.net

A Liga dos Combatentes, acrescentou, continuará a “evocar a memória” e a “promover a História” e felicitou a companhia por continuar a promover o espírito que “advém daquela condição militar que nos reúne a todos aqui, independentemente de pensamentos, credos ou partidos porque o nosso partido comum foi e é a Pátria Portuguesa”.

O Presidente da Liga dos Combatentes destacou ainda a antiguidade da entidade aniversariante que, nas suas palavras, “praticamente nasceu com a própria Liga no final da Primeira Grande Guerra”. O núcleo abrantino foi fundado a 29 de setembro de 1923 como uma das oito sub-agências da então chamada Liga dos Combatentes da Grande Guerra e teve como primeiro presidente Tiago Dias do Nascimento.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome