Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Abrantes adere à Rota Turística da Estrada Nacional 2

O município de Abrantes anunciou hoje a sua adesão à Rota Turística da Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Chaves a Faro numa extensão de 738 quilómetros.

- Publicidade -

Em nota de imprensa, a autarquia refere que o objetivo é “associar o concelho de Abrantes e as suas potencialidades económico-turísticas ao movimento impulsionado pelo Município de Santa Marta de Penaguião”, iniciativa que visa a criação de uma associação de municípios atravessados por esta que é a via mais extensa do país, com mais de 700 quilómetros.

Os municípios aderentes pretendem complementar esforços de promoção de paisagens, património, recursos locais e as diferentes gastronomias através desta estrada histórica, por uma viagem pelo país. A intenção concreta é criar uma imagem e um padrão uniforme de oferta em termos de preços de refeições e de alojamento.

- Publicidade -

A Associação de Municípios da Rota da EN 2 pretende ainda criar dinamismo e trazer destaque à gastronomia, ao património e à cultura que cada território tem para oferecer fazendo assim com que a estrada deixe de ser uma estrada “desertificada”, ultrapassada pelas autoestradas, e que passe a ser uma estrada com elevado valor turístico.

Com efeito, a rota passa pelo interior das povoações e liga paisagens tão diferentes como as vinhas Durienses, as planícies Alentejanas e as praias Algarvias.

Para além disso, e porque a Rota passa por locais em que surgem grandes necessidades de recuperação, está igualmente prevista a possibilidade de candidaturas a fundos comunitários no sentido de, entre outras intervenções, requalificar troços e transformar casas dos cantoneiros em albergues.

Os municípios comprometem-se ainda a desenvolver juntamente com a Infraestruturas de Portugal, estratégias para a manutenção do troço da Estrada Nacional 2 implantada no seu território e a recuperação do património de sinalética (marcos).

A Estrada Nacional 2 atravessa o país de norte a sul, sendo a terceira estrada mais extensa do mundo, a seguir à rota 66 dos Estados Unidos da América (EUA) e à rota 40 da Argentina.

Atravessa o concelho de Abrantes, entre as freguesias de Abrantes e Alferrarede, São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, fazendo a ligação ao Alentejo pela freguesia de Bemposta.

Na região do Médio Tejo, a Estrada Nacional 2 atravessa ainda os concelhos, para além de Abrantes, da Sertã, Vila de Rei e Sardoal.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here