Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes acolheu Gala do Centenário do Sport Abrantes e Benfica

O cineteatro São Pedro, em Abrantes, acolheu na sexta-feira a Gala do centenário do Sport Abrantes e Benfica. Foi no dia 10 de junho de 1916 que o Benfica de Abrantes, assim popularmente designado, foi fundado com a designação de Sport Lisboa e Abrantes, sendo a 2ª filial do Sport Lisboa e Benfica.

- Publicidade -

Atualmente é filiado na Associação de Futebol de Santarém como Sport Abrantes e Benfica participando nos campeonatos distritais em todos os escalões de formação. Na sua comemoração centenária estiveram presentes, para além da  presidente do Município de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, várias outras entidades representativas dos mais altos órgãos desportivos distritais e nacionais, tendo todos proferido palavras elogiosas alusivas à efeméride, nomeadamente, Rui Manhoso Vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Francisco Jerónimo, presidente da Associação de Futebol de Santarém e Domingos Almeida Lima, Vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica.

IMG_9059 - Domingos Almeida Lima - Vice-presidente do SLB
Domingos Almeida Lima, Vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica.

- Publicidade -

Durante as duas horas que durou esta comemoração, passaram pelo palco do Teatro São Pedro em Abrantes testemunhos do que tem sido a vida do clube ao longo da sua existência, tendo sido igualmente homenageados alguns atletas, técnicos e dirigentes.

O ex-atleta do Sport Abrantes e Benfica, Nuno Pedro, ex-vice-presidente da A.F.de Santarém e Delegado da Liga de Futebol Profissional, fez a entrega das medalhas comemorativas do centenário à equipa de Juvenis da época de 1972/73 que sagrou campeã distrital conseguindo o 1º título do clube, treinada, então, por Manuel Dias (falecido).

IMG_8995 - Nuno Pedro
O ex-atleta do Sport Abrantes e Benfica, Nuno Pedro, Delegado da Liga de Futebol Profissional, homenageou e foi homenageado

Estiveram presentes: Fernando Matias, José António Correia, Amável Barracas, Carlos Ferreira, António Barata, Mendes Alves, Manuel Pires, José Damas, José Matias, José Ferreira e José Neves.

Por já não se encontrarem entre nós, mas merecedores da mesma homenagem, João Santos (cap.), Manuel Casimiro, Manuel Nascimento e Sepião.

Seguiu-se a homenagem a Virgílio Rapazote, que ao longo de 23 anos dirigiu os destinos do “velhinho” Benfica de Abrantes, que por motivos de saúde não pôde estar presente, tendo mesmo assim sido alvo de algumas palavras elogiosas pela sua ação, por parte do Vereador do Município de Abrantes com o pelouro do desporto, Luís Filipe Dias.

Ao longo dos cem anos de vida do S.A. e Benfica, dos presidentes mais antigos da direção do clube abrantino, foram lembrados, Francisco Neves (1º presidente), seguindo-se António Maria dos Santos, António Farinha Pereira, António de Oliveira Mateus, Henrique José Leitão, Condorcet Esteves Morais, Artur Brandão Machado, Licínio Diniz e Evaristo Lopes Grilo.

Em 1971, iniciou o seu mandato como presidente da direção Eduardo Ruivo da Silva, sendo o presidente mais antigo do clube que foi homenageado.

IMG_9008 - Eduardo Ruivo da Silva
Homenagem a Eduardo Ruivo da Silva

Nesta gala comemorativa do centenário do Sport Abrantes e Benfica, a direção atual presidida por Paulo Neto entendeu, e bem, solicitar ao historiador José Martinho Gaspar, a elaboração do livro, “Sport Lisboa e Abrantes – Sport Abrantes e Benfica – 100 anos”, ficando assim registada para a posteridade a homenagem sentida a atletas, dirigentes, equipas técnicas, associados e adeptos do Sport Abrantes e Benfica.

IMG_9085 - Paulo Neto - Presidente do SAB
Paulo Neto – Presidente da direção do SAB

Na gala dos cem anos do Sport Abrantes e Benfica aconteceram ainda alguns momentos de animação cultural, através de Bi-dom Academia Criativa (direção da profª Nataly Santos), os Wake Up Mary (André, Pedro e Mariana), Zé Mágico (José Pereira) e Orfeão de Abrantes.

A locução da gala dos Cem Anos do Sport Abrantes e Benfica esteve a cargo de Jerónimo Belo Jorge e Patrícia Seixas com a voz off de Luís Delgado.

Texto e fotos de: Jorge Beirão

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome