Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes acolhe um novo 180 Creative Camp, a academia de verão sobre criatividade

A partir de hoje, domingo, a cidade de Abrantes volta a acolher o 180 Creative Camp, uma academia de verão que juntará cerca de uma centena de pessoas para discutir e pensar sobre os caminhos da criatividade.

- Publicidade -

Pelo 5.º ano consecutivo acontece mais uma edição do 180 Creative Camp, organizado pelo Canal 180 – um canal de televisão por cabo – em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes.

Salento (Itália), Guimarães, Vila Nova de Cerveira e Abrantes foram palco de intervenção por alguns dos artistas mais promissores a nível internacional e, em colaboração com os habitantes locais e participantes vindos de vários países, transformam uma pacata cidade num dos maiores centros criativos do mundo.

- Publicidade -

“Acho que a maneira mais simples de explicar o que é o 180 Creative Camp é dizer que é uma academia de verão da criatividade”, como afirmou o diretor de programação, Nuno Alves, à agência Lusa.

Este será o quarto ano que Abrantes é a casa desta iniciativa transdisciplinar do Canal 180, acolhendo de 03 a 10 de julho um programa de intervenções artísticas, workshops com artistas convidados, cinema e música.

A academia destina-se a “jovens com mentes criativas e efervescentes”, como se lê no programa, e às 40 vagas disponíveis concorreram mais de 150 pessoas, não só de Portugal, mas também de países como Itália, Colômbia e Estados Unidos.

Segundo Nuno Alves, o 180 Creative Camp pode ser entendido como um complemento ao percurso académico de quem está a concluir estudos e pode servir de bússola para quem procura uma orientação profissional no universo das indústrias criativa.

Não sendo um festival, é um projeto que “está focado no processo criativo. Aqui o que conta é o pensar, como criar, produzir, comunicar e distribuir”, elencou Nuno Alves.

Ao longo de uma semana, os participantes estarão em contacto com convidados portugueses e estrangeiros, num programa transdisciplinar que procura caminhos de comunicação entre a arquitetura e a arte urbana, entre o cinema e o design, por exemplo.

Entre os convidados deste ano contam-se o realizador Sean Dunne, o agente cultural Frank Kalero, a realizadora Leonor Teles, o ilustrador e músico José Cardoso e o coletivo espanhol de arte urbana Boa Mistura, que fará uma intervenção num edifício da cidade.

Anualmente, a organização potencia a ligação das atividades do Creative Camp à vida quotidiana de Abrantes, envolvendo espaços do centro histórico, o comércio local e os habitantes, em particular os mais novos.

“Faz parte da intenção do Creative Camp envolver e potenciar o desenvolvimento de Abrantes, porque é uma cidade do interior e onde se nota uma necessidade de renovação”, afirmou Nuno Alves.

CCAMP

Esta semana dedicada às artes e à criatividade organizada pelo Canal 180, aconteceu pela primeira vez em 2012 em Vila Nova de Cerveira. Já passou por Guimarães, teve uma réplica em Itália e fixou-se em Abrantes, onde acontece pelo quarto ano consecutivo, com o apoio da autarquia.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome