Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Academia da Cornucópia de Talentos promete férias de verão criativas para crianças dos 3 aos 11 anos

A Associação Cornucópia de Talentos inaugurou a sua Academia esta segunda-feira, 5 de julho, em Rossio ao Sul do Tejo, nas instalações do antigo Centro de Saúde, cedidas pela Fundação Ernesto Estrada Filhos. Ali vão agora realizar-se diversas atividades, como apoio ao estudo, jardinagem, yoga, meditação, dança, pintura ou teatro. As Férias de Verão arrancam na Academia a 9 de julho, com ATL para crianças do 1º e 2º ciclo, e crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.

- Publicidade -

A Associação Cornucópia de Talentos apresentou, esta segunda-feira, o seu projeto “Academia”, sonho “antigo” dos responsáveis pela instituição, destinado a colocar ao serviço das crianças um conjunto de instrumentos de brincadeira, entretenimento, lazer e aprendizagem.

Entre os vários objetivos do projeto, a Academia pretende prestar apoio às famílias, designadamente a crianças e jovens, através da promoção da educação para a cidadania ativa, participativa e inclusiva, apoiar a integração social e comunitária, prevenir a doença e promover a saúde, as terapias e terapêuticas complementares e integrativas que visem a satisfação e a melhoria das condições de vida do Ser Humano.

- Publicidade -

“O objetivo da Cornucópia sempre teve dois pilares essenciais: a parte da Saúde, por um lado, e o Desenvolvimento Pessoal, por outro. Dentro do Desenvolvimento Pessoal sempre pensámos na parte educativa. Portanto, no fundo são três pilares que sustentam a filosofia da Cornucópia”, explica ao nosso jornal Gisela Oliveira, da Associação que atualmente conta com cinco membros permanentes e diversos profissionais que os acompanham em parceria.

A Associação Cornucópia de Talentos inaugurou a sua Academia em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes). Gisela Oliveira faz parte da equipa que dinamiza a Academia. Créditos: mediotejo.net

Propõem também fazer um acompanhamento das crianças e dos pais. “Temos muitas crianças com síndroma de Asperger, no espectro autista, e com trissomia 21, e os psicólogos têm estado a acompanhá-los. Essas crianças vão também frequentar a nossa Academia”, refere.

A responsável conta que o espaço terapêutico existe há dois anos no centro da cidade de Abrantes. Em 2021 foi a vez de avançar com a parte da Educação. “Precisávamos de um espaço grande e em Abrantes não existia um local com as dimensões que precisávamos. Felizmente a Fundação Ernesto Estrada Filhos tinha o antigo Centro de Saúde vago e, depois de termos apresentado o nosso projeto, de imediato disseram que nos cediam estas instalações.”

O edifício tem um rés do chão direito e esquerdo, onde funcionava o Centro de Saúde, e onde vão funcionar as salas de estudo, de artes, refeitório, secretaria e uma sala de formação. “Aí ficarão, digamos, as atividades mais teóricas, ou pelo menos de sentar”. Em baixo há duas caves que foram remodeladas, e numa delas irão funcionar as Atividades de Tempos Livres (ATL). Na outra nascerá um espaço para yoga e meditação.

Grande parte do material da Academia, incluindo mobiliário, foi oferecido pela Câmara Municipal de Sardoal.

A Associação Cornucópia de Talentos inaugurou a sua Academia em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes). Créditos: mediotejo.net

“A dança sénior da Human.Coop, com a qual temos protocolo, são nossos parceiros. Portanto teremos dança sénior, danças sagradas, yoga, reiki… todas essas atividades, para crianças e adultos, que requerem a psicomotricidade, que requerem espaço, vão acontecer nessa sala da cave. A sala do ATL é para as crianças sonharem, voarem e brincarem”, acrescenta Gisela Oliveira.

Na sala de brincar são vários os espaços a convidar à brincadeira, desde logo um canto para criar personagens, com um baú cheio de máscaras, espadas e véus de princesa, para dar asas à imaginação. Outro canto é dedicado às casinhas, às bonecas, no fundo ao preparar a gestão doméstica e da família.

Nessa sala não falta o canto dos carros e das aventuras, onde as crianças também podem criar a brincadeira que quiserem. Além disso, a Academia oferece formação em olaria, pintura, escultura. “Temos professores e técnicos de cada uma dessas áreas e vamos ter uma horta. Cada criança vai plantar uma árvore que vai ver crescer”, sempre acompanhadas pelas três mascotes, “os gatos Copy, Chico e o Tejo”, que recebem as crianças no espaço.

A Associação Cornucópia de Talentos inaugurou a sua Academia em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes). Créditos: mediotejo.net

Outro objetivo passa pela criação de um espírito de cultura integral da vida humana, através do desenvolvimento físico, emocional, mental e espiritual.

Quanto ao espaço no centro histórico da cidade de Abrantes, mantém-se operacional “com terapia da fala, apoio psicológico, massagens, terapias quânticas e vibratórias, etc”. Aquele espaço, explica Gisela Oliveira, “continua a funcionar com diversas consultas, a parte terapêutica; a Academia é a parte educativa”.

Para esta oferta educativa, a Cornucópia de Talentos criou um calendário para toda a época de verão, a arrancar já dia 9 de julho, das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, abrangendo várias áreas como apoio ao estudo, horta, jardinagem, yoga, dança, pintura, teatro ou meditação.

A Associação Cornucópia de Talentos inaugurou a sua Academia em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes). Paula Val integra a equipa que dinamiza a Academia. Créditos: mediotejo.net

Estas atividades de verão dirigem-se a crianças desde os três anos “que já não usem fraldas – porque não temos fraldário, as instalações não têm essas condições –, até ao final do primeiro ciclo (10/11). Já temos uma inscrição de uma criança com 13 anos que vem com o irmão e achámos que não era de separar, mas preferencialmente dos 3 aos 11”.

A Academia pode receber, para já, 16 crianças. As inscrições estão abertas, mas as vagas por preencher já são muito poucas. “Vamos funcionar em julho, agosto e setembro, até ao início do ano letivo. Depois continuaremos como um centro extra curricular; vamos ter explicações e apoio ao estudo”. A seguir à escola, quem preferir ter os filhos no ATL da Academia, “a partir das 15h30 estamos abertos, quando terminam as aulas, até às 19h30/20h00”.

Os preços para os ATL’s de verão fixam-se em 9,5 euros por dia; 45 euros por semana; 170 euros por mês com almoço incluído.

A Cornucópia de Talentos é uma associação para a Promoção da Saúde e o Desenvolvimento Humano, sem fins lucrativos, com uma intervenção junto das comunidades locais, dirigindo as suas atividades a todas as faixas etárias.

A associação Cornucópia de Talentos inaugurou a sua Academia em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes). Créditos: mediotejo.net

A inauguração contou com diversas personalidades do concelho, designadamente com o presidente da União de Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, Luís Alves, e da vereadora da Câmara Municipal de Abrantes com o pelouro da Educação, Celeste Simão.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome