Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

À Mesa | A arte da simplicidade

Há um novo restaurante no centro histórico de Abrantes, com um conceito único na região. Chama-se VAL – Casa de Comeres, e inaugura esta segunda-feira, 26 de agosto.

- Publicidade -

O espaço foi anteriormente um restaurante vegetariano e vai continuar a ter muitas (e boas) opções sem proteínas animais, mas a carta do VAL terá espaço para um “burguer de bacalhau” ou “frango à Brás”, por exemplo, e promete outras sugestões para quem não queira abdicar da carne.

A ementa privilegia sobretudo a origem e o sabor dos alimentos, preferindo produtos locais e tradicionais e confecionando-os sem grandes artifícios, mas atingindo em cada prato um equilíbrio delicado, perfeito na sua simplicidade. Os pratos de servir também são tradicionais, escolhidos a dedo em antiquários.

- Publicidade -

Tudo ganha sentido pelas mãos de Paula Val, que trocou a Amadora por Abrantes em 2015, depois de 22 anos dedicados à banca. A culinária sempre fez parte da sua vida e o pai terá tido nesse gosto alguma influência: fez carreira como chefe de cozinha da Academia Militar. Paula cresceu a improvisar receitas, a cozinhar para amigos (também a pedido) e a inventar licores, doces e compotas em casa.

Em 2017, o seu Pimento Agridoce venceu a primeira edição do Food Fab Lab do INOV’Línea, em Abrantes. Tal como tudo o que faz, é um produto natural e simples, com apenas três ingredientes. Assim nasceu a sua marca “Sabores Improváveis” (manga com pimenta rosa é o segundo produto a lançar), e na procura de uma cozinha industrial para a produção de compotas surgiu o espaço deste restaurante – e a certeza de que já era tempo de cumprir o sonho de dedicar a vida apenas à culinária.

A ementa irá mudando ao longo dos meses (e das estações), tendo sempre uma sopa e dois pratos do dia (um vegetariano, outro corrente). A casa servirá apenas almoços, prolongando o serviço às sextas e sábados até às 19h00, para petiscos.

Seja a que horas for (também há pequenos-almoços), será sempre uma boa hora para provar a comida da Paula. VAL mesmo a pena, garanto.

VAL – Casa de Comeres, Rua Infante D. Henrique, nº 5, r/c. | Tel. 241 071 366
Aberto todos os dias das 8h30 às 16h00, e à 6ª e sáb. até às 19h00

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome