Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

A história da Taça do Ribatejo

Joga-se esta temporada, 2015-2016, a 38ª edição da Taça do Ribatejo de futebol de 11 em seniores masculinos.

- Publicidade -

Copiado o epiteto da Taça da Portugal, também a Taça do Ribatejo é a prova rainha do futebol distrital gerido pela Associação de Futebol de Santarém.

Teve a época de 1976-1977 como estreia, mas logo na época seguinte não se disputou, sendo desde 1978-1979 disputada sem interrupções.

- Publicidade -

Durante a sua história, vários modelos de disputa foram testados. A eliminar desde a primeira ronda, por zonas (juntando-se as duas zonas numa só, em fase mais adiantada), até ao modelo misto que agora vigora. Uma primeira fase disputada por grupos, em que se apuram os primeiros classificados e alguns dos melhores segundos de cada grupo e uma segunda fase já a eliminar até à final.

A primeira edição da Taça do Ribatejo foi vencida pelo Clube Desportivo Amiense, e a partir dai já mais 21 emblemas levantaram o “caneco”.

Não existe nenhum clube que se destaque dos outros em número de vitórias na Taça do Ribatejo, havendo cindo equipas que já o venceram por 3 vezes. Tramagal Sport União, Clube Desportivo Amiense, Grupo Desportivo “O Coruchense” (actual detentor do troféu), Associação Desportivo Fazendense e Clube Atlético Riachense.

Dos 22 clubes vencedores da Taça Ribatejo, de referir como curiosidade, que há nove que já se encontram extintos ou sem actividade no futebol sénior. Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça, Grupo Desportivo dos Ferroviários do Entroncamento, Abrantes Futebol Clube, Grupo Desportivo e Recreativo de Monsanto, Estrela Futebol Clube Ouriquense, Azinhaga Atlético Clube, Grupo Desportivo do Pego, Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos” de Sardoal e Associação Desportiva Recreativa e Cultural Vasco da Gama.

Lista completa dos vencedores da Taça do Ribatejo de futebol 11, seniores masculinos:

3 Vitórias – Tramagal SU, CD Amiense, GD “O Coruchense”, AD Fazendense, CA Riachense.

2 Vitórias – CDR “Os Dragões” de Alferrarede, UD Rio Maior, GD Samora Correia, CD “Os Águias” de Alpiarça, SL Cartaxo.

1 Vitória – CD Torres Novas, GD Ferroviários do Entroncamento, GD Benavente, Abrantes FC, GDR Monsanto, EFC Ouriquense, Azinhaga AC, UD Santarém, GD Pego, GDR “Os Lagartos” de Sardoal, ADRC Vasco da Gama, SC Ferreira do Zêzere.

Na época 2011-2012, a Associação de Futebol de Santarém, decidiu criar a Taça do Ribatejo de futebol 11 para o escalão de juniores masculinos.

Na época seguinte prova não foi disputada, tendo sido reatada em 2013-2014.

Disputada num modelo a eliminar desde a primeira ronda, teve como primeira vencedora a equipa da Associação Académica de Santarém e em 2013-2014 e 2014-2015 a equipa do Atlético Clube Alcanenense.

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome