Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

À Descoberta | Parques e Jardins no Médio Tejo para passear ou manter a forma

Ainda com dias de sol para usufruir com amigos ou em família antes de nos despedirmos da época de verão, e até porque nestes tempos não há nada melhor que espaços abertos e ar puro, propomos-lhe 13 parques e jardins da região do Médio Tejo.

- Publicidade -

Propostas para se alongar num piquenique, dar um passeio descontraído, fazer uma corrida para manter a forma ou aproveitar uma manhã com os miúdos, entre baloiços e brincadeiras.

Abrantes

Aquapolis, em Abrantes. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

1. Aquapolis
O Aquapolis – Parque Ribeirinho de Abrantes, dividindo-se pelas duas margens do rio Tejo, é um espaço amplo que prima pelas condições que dispõe para a prática desportiva, com ciclovia, campos de futebol e voleibol de praia, rugby, e um circuito e aparelhos para exercício físico. Possui ainda grandes jardins ribeirinhos com uma flora típica e diversificada, um parque infantil requalificado e obras de arte. O complexo tem também à disposição cafés, bares e restaurantes, parque de campismo e autocaravanismo e o Centro de Interpretação do Tejo.
Parque Urbano Ribeirinho de Abrantes, Abrantes

2. Jardim do Castelo de Abrantes
Fundado no final do século XIX, o Jardim do Castelo de Abrantes tem uma beleza e romantismo dignos de nota, ideal para um passeio ao entardecer. Deixe-se envolver na harmonia dos diversos recantos floridos e dos espaços verdes, e aproveite também para subir à Torre de Menagem do Castelo de Abrantes para desfrutar da vista que o lugar possibilita sobre Abrantes e o rio Tejo. Contiguamente a estes espaços, tem também à disposição um parque radical, onde os aventureiros nestes desportos podem treinar as suas manobras de skate, trotinete, patins e bicicleta.
Rua São Pedro, Abrantes

Parque Urbano de São Lourenço, em Abrantes. Foto: Trincanela

3. Parque Urbano de São Lourenço
Neste amplo parque de 14 hectares, ainda dentro do perímetro urbano da cidade, pode encontrar um local calmo e tranquilo com uma oferta diversificada. Pode optar por dar um relaxado passeio e aproveitar os percursos pedonais existentes, ou apostar mais na prática de exercício físico: pode andar de bicicleta na ciclovia e desafiar-se a si e aos mais pequenos na parede de escalada e circuito de manutenção. Para recuperar energias tem à sua disposição um parque de merendas com grelhadores e uma cafetaria/restaurante com uma ampla esplanada.
Rua de São Jerónimo, Abrantes

Constância

Jardim-Horto de Camões. Foto: Joana R Santos/mediotejo.net

4. Jardim-Horto de Camões
Neste jardim da Vila Poema, Constância, está reunida toda a flora que Luís de Camões refere na sua obra, no que perfaz um total de 52 espécies, num espaço idealizado pelo arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles. Além desta viagem botânica pela história de Portugal, pode ainda descobrir o Jardim de Macau, o Planetário de Ptolomeu no auditório ao ar livre e um painel de azulejos que apresenta as partes do mundo que Camões percorreu.
Largo Heitor da Silveira, Constância. Tel. 249 730 052. Aberto todos os dias das 9h-12h30/14h-17h. Entrada 1,5€ (descontos aplicáveis), grátis para crianças até aos 9 anos

Parque Ambiental de Santa Margarida. Foto: DR

5. Parque Ambiental de Santa Margarida
Localizado numa zona rural da freguesia de Santa Margarida, e contando com cerca de seis hectares de extensão, este parque é o cenário perfeito para um agradável passeio sozinho ou em família. Além do passeio ou corrida que pode fazer, cruzando as diversas áreas verdejantes, há um lago com diversos peixes e patos, que fazem as delícias dos mais pequenos. Podem ainda aproveitar para subir à torre de observação e desfrutar da vista que esta proporciona, visitar o jardim de plantas aromáticas e medicinais e o borboletário tropical. À sua disposição tem um parque de merendas para um piquenique ou almoço em família e para os mais pequenos existem parque infantis e um campo de jogos.
Parque Ambiental de Santa Margarida, Estrada da Pereira 6, Santa Margarida da Coutada, Constância. Tel. 249 736 929. Aberto todos os dias 08h30-20h

Entroncamento

Parque do Bonito, no Entroncamento. Foto: mediotejo.net

6. Parque Verde do Bonito
Situado na zona norte da cidade do Entroncamento, é a maior zona verde do concelho e um lugar de eleição para um passeio pedestre, uma corrida ou passeio de bicicleta. O parque tem ainda uma grande albufeira onde se realizam atividades de pesca desportiva e canoagem, e espaços de restauração.
Rua do Bonito, Entroncamento. Tel. 249 720 400. Aberto todos os dias das 7h às 22h

Jardim Afonso Serrão. Foto: mediotejo.net

7. Jardim Afonso Serrão Lopes
Bem no meio da cidade ferroviária, o Jardim Afonso Serrão Lopes demarca-se como um espaço verde com uma área bastante arborizada e relvada à qual se junta um pequeno lago artificial. Uma zona de lazer ideal para uma pausa do stress quotidiano e para descontrair um pouco.
Rua Doutor Eustachio Picciochi Garcia, 2330-154 Entroncamento

Ourém

Parque da Cidade, Ourém. Foto: DR

8. Parque da Cidade António Teixeira
O Parque da Cidade António Teixeira, também conhecido como Parque Linear, situa-se ao longo da ribeira de Seiça, na freguesia de N. S. da Piedade, numa área superior a 90 mil m2, ao longo da qual sobressai o verde e a variedade de árvores existentes. Freixos, salgueiros, amieiros, choupos e pinheiros-mansos são o enquadramento ideal para um passeio relaxante, mas também para uma revigorante corrida através do percurso pedonal ou uma volta de bicicleta pela ciclovia existente. A estrutura conta ainda com um parque infantil, um ringue de futebol e um skatepark.
Nossa Senhora da Piedade, Ourém

Sertã

Jardim da Carvalha. Foto: CM Sertã

9. Jardim da Alameda da Carvalha
Esta área espaçosa e arborizada convida a um passeio calmo e à passagem da ponte sobre a ribeira para desfrutar de outra zona também ela verdejante, mas com menos árvores. Nas imediações tem à disposição bar, restaurante e parque infantil, bem como uma ponte romana e um lagar que convidam a fotografias, a relembrar a Sertã de antigamente.
Alameda Carvalha, Sertã

Tomar

Mata dos Sete Montes Foto: DR

10. Mata Nacional dos Sete Montes
Com 39 hectares de extensão, a Mata Nacional dos Sete Montes, que faz a ligação ao castelo, é o principal parque da cidade de Tomar. Outrora usada pela Ordem de Cristo como área de cultivo, pode agora aproveitá-la para uma caminhada por entre os pinheiros, carvalhos, olaias, ciprestes e oliveiras, e descobrir por entre a natureza a “Gruta do Sangue”, a “Charolinha” (casa de fresco circular semelhante às torres-lanterna do Convento), o parque infantil e os parques de merendas.  
Mata dos Sete Montes, Tomar. Aberto das 9h-18h30

Parque do Mouchão, em Tomar. Foto: mediotejo.net

11. Parque do Mouchão
Numa ilha bem no centro da cidade templária, o Mouchão é uma das zonas emblemáticas de Tomar. Repleto de plátanos, faias, choupos e ulmeiros, convida a um agradável e fresco passeio, tendo sempre o rio Nabão como companhia. A carismática roda de rega, herança secular dos árabes, é também ela um ponto de referência.
Rua Parque, Tomar

Torres Novas

Jardim das Rosas, em Torres Novas Foto: DR

12. Jardim das Rosas
No centro de Torres Novas destaca-se o Jardim das Rosas como espaço verdejante de lazer e desporto, onde pode aproveitar para dar um passeio e aproveitar para relaxar. Com o rio Almonda como fiel vizinho, o jardim tem ainda um parque infantil e um pequeno lago com patos.  
Av. Dr. João Martins Azevedo, Torres Novas

Vila Nova da Barquinha

Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha. Foto: DR

13. Barquinha Parque
A poucos metros da margem do rio Tejo espraia-se uma imensidão de verde: o Barquinha Parque, mais conhecido como Parque Ribeirinho. Ao longo de sete hectares pode contar com trilhos demarcados que serpenteiam à beira rio e que pode utilizar para caminhar, correr ou andar de bicicleta, diversos parques infantis e baloiços, e, num dos cantos do parque, um campo de futsal e de basquetebol. Caso surja a necessidade ou vontade de um refresco, existem diversas esplanadas espalhadas ao longo do parque. É também ao longo da extensão deste espaço que está implantado o Parque de Escultura Contemporânea Almourol, que conta com 13 peças de arte de reconhecidos escultores nacionais.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Para conhecer:
    Parque de Lazer de Freixianda (Ourém)
    Um Parque preparado para receber famílias, com zonas de lazer, pique-nique, diversão, ginástica e desporto. Contém equipamentos para grelhar e preparar uma refeição.
    Um espaço tranquilo e sempre muito cuidado pela Junta de Freguesia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome