- Publicidade -

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

À Descoberta | Fauna e flora do Médio Tejo

A ribeira de Alcolobre situa-se perto da aldeia do Crucifixo (freguesia de Tramagal, concelho de Abrantes), e faz fronteira com a freguesia de Santa Margarida da Coutada, (concelho de Constância), representando um dos locais mais belos do Ribatejo Interior.

- Publicidade -

A fauna, a flora, a água e a natureza em estado quase puro fazem deste percurso ribeirinho um local privilegiado para um passeio à descoberta, seja em família, sozinho ou com um grupo de amigos.  

Ao longo do seu percurso, a ribeira de Alcolobre atravessa um vale encaixado e profundo que involuntariamente condicionou a utilização de todo o ecossistema ribeirinho, preservando-se o património natural ali existente.

- Publicidade -

Com uma galeria ripícola bem conservada composta pelo amieiro (Alnus glunitosa), freixo (Franxinus angustifolia), borrazeira-preta (Salix atrocinerea), borrazeira-branca (Salix salvifolia) e amieiro-negro (Frangula alnus), a ribeira de Alcolobre alberga ainda uma comunidade representativa de gilbraldeira (Ruscus aculeatus) e de feto-real (Osmunda regalis), entre outros elementos ligados à fauna e à flora.

No que diz respeito ao património construído, ao longo da ribeira de Alcolobre, que marca o limite entre o concelho de Abrantes e Constância e desagua na margem esquerda do rio Tejo, realça-se a presença de várias ruínas de azenhas e respetivas levadas que conduziam a água.

Foto: Luís Ribeiro
- Publicidade -

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome