Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

À Descoberta | Fauna e flora do Médio Tejo

Lagartixa-Verde (Podarcis virescens) – As lagartixas do género são detetáveis nos muros, em ruínas, nas imediações das casas e vive mesmo em zonas urbanizadas. Todavia, na natureza habita as áreas arborizadas, afloramentos rochosos, bordaduras de sebes e de galerias ribeirinhas e áreas agrícolas. É uma lagartixa ágil e boa trepadora.

- Publicidade -

Podem ser observadas de fevereiro a outubro e mesmo em dias mornos de inverno, expondo-se fora do seu abrigo para tomar sol.

Quando apanhada tende a soltar parte da cauda (mecanismo de defesa). Entretanto essa parte solta da cauda continua a rabear incessantemente, como se tivesse vida própria. Essa artimanha distrai um eventual predador, enquanto a lagartixa tem tempo de escapar.

- Publicidade -

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome