Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

À Descoberta | Fauna e flora do Médio Tejo

O Chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus) é uma ave pequena e bastante discreta, forma pequenos bandos que voam de árvore em árvore, contrariamente aos restantes chapins, geralmente mais solitários.

- Publicidade -

Inconfundível, assemelha-se a uma pequena bola com cauda comprida, devido ao seu corpo rechonchudo e bico curto. Possui o peito e abdómen claros. A cor do dorso varia entre o preto no norte do país (subespecie taiti) e o cinzento no sul (subespecie irbii), apresentando tons intermedios nas aves do centro do país. Tem uma lista escura do bico até à nuca, e faces e barrete pálidos. Este chapim desloca-se quase sempre em grupo, em movimento frenético.

Espécie localmente abundante, mais comum no interior norte do território. Presente durante todo o ano, é uma ave característica de matas mistas e galerias ripícolas.
Ocorre em toda a região do Médio Tejo onde é conhecido, entre outros nomes, por “rabo-de-foguete”.

- Publicidade -

Fonte: Aves de Portugal
Exemplar fotografado em Tramagal em 10-11-2016.

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome