Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

À Descoberta | Fauna do Médio Tejo

Guarda-portões-mediterrânica (Pyronia bathseba) – A Pyronia bathseba é uma espécie de insetos lepidópteros, mais especificamente de borboletas pertencente à família Nymphalidae. A distribuição desta espécie engloba o Norte de África, Península Ibérica e Sul de França. Em Portugal distribui-se por todo o país e é comum.

- Publicidade -

O habitat preferencial da espécie inclui áreas rochosas com gramíneas e colinas soalheiras com mato.

Os adultos observam-se entre abril e julho e reproduzem-se uma vez por ano. A postura é feita em gramíneas, nomeadamente, Brachypodium phoenicoides da qual as lagartas se alimentam.

- Publicidade -

Esta espécie abriga-se frequentemente do sol descansando sob arbustos ou tufos de gramíneas.

In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 296-324.

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome