Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 14, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

À Descoberta | 17 esplanadas para aproveitar o fim de semana no Médio Tejo

As saudades das esplanadas já apertavam e, em virtude da pandemia de covid-19, abriram ainda mais espaços ao ar livre em cada esquina. Sejam junto ao rio, em praças históricas ou aninhadas na sombra de parques e jardins, as esplanadas da região estão aí para serem aproveitadas com uma bebida bem fresca, um petisco ou um café e um jornal por companhia, usufruindo do bom tempo que já se vai fazendo sentir. Selecionámos algumas esplanadas no Médio Tejo que justificam uma visita, para um merecido momento de descontração.

Abrantes

- Publicidade -

Esplanada do restaurante D’gustar, no centro de Abrantes Créditos: Facebook D’gustar

1. D’gustar
É no Largo 1ºde Maio, mesmo em frente ao tribunal, que pode encontrar a ampla esplanada do bar e restaurante D’gustar. Além de um bom café ou cerveja, sozinho ou com amigos, tem também à disposição diversos petiscos e um brunch especial com produtos regionais.
Largo 1º de Maio. Tel. 241 364 099. Seg-sex (encerrado qui) 9h-22h30; sáb e dom 10h-22h30

- Publicidade -

São Lourenço by Trincanela, em Abrantes. Créditos: Trincanela

2. São Lourenço by Trincanela
No meio de uma imensidão de verde, uma esplanada. A sensação de liberdade e de espaço reina no parque de São Lourenço, um refúgio natural mesmo ao lado da cidade, e a esplanada tira proveito desta envolvente em pleno. Além das opções de pastelaria, há também petiscos sazonais, como caracóis, e é um local perfeito para almoçar em família, ao fim de semana, usufruindo do buffet livre.
Parque Urbano de São Lourenço. Tel 241 365 222. Todos os dias das 10h-20h 

O Sasha é a mais recente esplanada de Abrantes, usufruindo da sombra de uma tenda gigante. Créditos: CMA

3. Sasha
Inaugurado bem recentemente no seu novo espaço, o restaurante e esplanada “Sasha – Kebabs & Gelados” especializa-se nestas duas iguarias. Sob a enorme tenda do Aquapolis sul, e tendo o rio Tejo como vizinho, pode ser o local indicado para desfrutar de um refrescante gelado de entre os vários sabores disponíveis ou para recuperar forças com um dos kebabs da casa.
Av. Marginal do Tejo s/n, Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes. Qua-seg 10h-22h30

Esplanada do restaurante Bairro ao Rio, em Abrantes. Créditos: Facebook Bairro ao Rio

4. Bairro ao Rio
Uma esplanada com vista panorâmica sobre a albufeira de Castelo de Bode, convidando à contemplação. No restaurante servem-se os melhores sabores da região.
Rua dos Pescadores, nº 5, Bairro Fundeiro, Aldeia Do Mato. Tel. 241 849 210. Aberto de Seg-Qui das 09:00-00:00, Sex-Sáb 09:00-02:00

Alcanena

Esplanada junto à praia fluvial de Olhos D’Água. Créditos: mediotejo.net

5. Restaurante Olhos de Água
Junto à nascente do rio Alviela, serve de apoio à praia fluvial de Olhos de Água e convida a um fim-de-tarde ameno, acompanhado de uma cerveja gelada e uns caracóis.
Praia Fluvial, Louriceira. Tel. 249 891 641. Aberto de Seg-Dom das 10:00-20:00

Entroncamento

Trincanela no Parque do Bonito, no Entroncamento

6. Bonito by Trincanela, Entroncamento
Enquadrado pela beleza natural do Parque Urbano do Bonito, é um espaço com variadas opções, com sala interior envidraçada e esplanada exterior, podendo beber apenas um café ou fazer uma refeição completa, à carta ou em buffet self-service.
Parque Verde do Bonito. Tel. 918 791 514. Aberto todos os dias, das 11h00 às 21h00.

Um espaço simples num enquadramento único, ao lado da lagoa do Parque do Bonito, no Entroncamento. Créditos: Facebook Cais do Bonito

7. Cais do Bonito, Entroncamento
Já dentro do Parque, com a lagoa mesmo ali ao lado, a esplanada do Cais do Bonito convida a quem ali passe a fazer uma paragem refrescante. Como pausa entre uma caminhada ou corrida ou simplesmente por lazer, todas as desculpas servem para ir beber a clássica cerveja ou experimentar uma caipirinha.
Parque Verde do Bonito. Tel. 911 839 638. Seg-Sex das 13h00 às 20h00; Sab-Dom das 09h00 às 20h00

Ferreira do Zêzere

Na mágica Dornes, com vista para o Lago Azul, o restaurante O Rio é um local de excelência para almoçar peixe pescado nestas águas. Créditos: DR

8. O Rio, Dornes
Esta esplanada consta na lista não tanto pelo seu espaço em si, mas por ser daqueles sítios que vale pela vista. Da esplanada de O Rio, restaurante na aldeia de Dornes, pode contemplar a paisagem única do rio Zêzere enquanto prova uma das iguarias da casa, que tem como especialidades os pratos de peixe do rio, frito ou grelhado.
Rua Guilherme de Pavia 135, Dornes. Tel. 249 366 411. Qui-seg 10h-22h

Maven Café, Ferreira de Zêzere. Créditos: DR

9. Maven Café, Lago Azul
Espaço descontraído na Praia Fluvial do Lago Azul, na Castanheira, em Ferreira do Zêzere. Aqui são encontrados muitos amantes de desportos náuticos pelo que é normal ver muitas pranchas e fatos de neoprene. O Maven Café oferece petiscos, saladas, hambúrguers caseiros, sandes e tostas, não faltando os sumos naturais.
Rua do Lago Azul, nº 541. T. 915 844 443. Aberto todos os dias, 10h-20h

Ourém

Se procura um local mais animado à noite, o Praça Viva Club oferece uma ampla carta de bebidas. Créditos: DR

10. Praça Viva Club Caffé
Se é menos tradicional ou se simplesmente prefere um espaço animado que apresente uma maior aposta na carta de bebidas, com diferentes coquetéis e uma garrafeira diversa, a esplanada do Praça Viva Club Caffé, em Ourém, pode ser o local que procura para desfrutar deste género de bebidas.
Praça Dr. Agostinho Albano de Almeida. Tel. 914 454 142. Ter-sex 11h-22h30; sáb e dom 09h-22h30

Sertã

Esplanada O Palheiro, na Sertã. Créditos: DR

11. O Palheiro
O bar que serve as bebidas e petiscos de que pode degustar nesta esplanada é um recuperado palheiro em ruínas, que empresta assim o seu nome a O Palheiro, localizado na Sertã, junto ao restaurante Ponte Romana (do qual faz parte). O espaço rústico e tradicional da esplanada já por si só agradável é ainda complementado com a vista que se tem da ribeira e da Ponte Romana. Junto ao espaço está ainda um moinho tradicional movido a água que pode ser visitado.
Rua da Ponte Romana. Tel. 274 601 256. Ter-sex 10h-22h; Sáb-dom 10h-22h

Tomar

Esplanada do Hotel e Café República, em Tomar. Créditos: DR

12. Café República
No centro histórico da cidade de Tomar, ainda não faz um ano que existe uma esplanada que se identifica pelas suas cadeiras brancas onde se discerne a Cruz da Ordem de Cristo. É a esplanada do Café República, onde pode tomar um café, beber uma cerveja ou mesmo comer um bolo enquanto absorve um pouco da atmosfera histórica da cidade templária.
Praça da República, 38. Tel. 249 099 466. Qua-dom 9h-22h

O Café Paraíso tem 110 anos de história no centro da cidade de Tomar. Créditos: DR

13. Café Paraíso
É um clássico no centro histórico de Tomar: fundado em 1911, mantém muitos dos seus traços originais no interior do espaço envidraçado e ali se guardam as memórias de muitas conversas e tertúlias entre as figuras mais destacadas da região, ao longo so século passado. A sua esplanada, numa das ruas de comércio mais importantes, é um bom local para uma pausa, observando a vibração da cidade. 
Rua Serpa Pinto, 127. Tel. 249 312 997 Aberto todos os dias, 10h-22h

Esplanada Orquestra de Sabores, em Tomar. Créditos: DR

14. Orquestra dos Sabores 2
Na margem do Rio Nabão, pode aproveitar a visita à cidade de Tomar, se for o caso, para provar um dos variados sabores dos gelados de fabrico próprio da Orquestra de Sabores 2, gelataria e creperia localizada junto à zona desportiva. A sua esplanada é convidativa, ou não tivesse o Parque do Mouchão e o Nabão como vizinhos.
Av. Marquês de Tomar, 11. Ter-dom 10h-22h

Torres Novas

Hamburgueria da Vila, no Jardim das Rosas, em Torres Novas. Créditos: DR

15. Hamburgueria da Vila
Se além de pretender uma esplanada espaçosa, também gostava de provar algo diferente da comida típica portuguesa, quiçá hambúrgueres rústicos elaborados com produtos locais, talvez deva considerar uma visita à esplanada da Hamburgueria da Vila. Além de se encontrar entre uma bela paisagem envolvente, pois localiza-se no Jardim das Rosas (ao lado das Piscinas Municipais), tem ainda a hipótese de escolher entre um variado cardápio destas sandes.
Jardim das Rosas. Tel. 915 977 578. Seg-sex 12h-15h/18h30-22h30; sab 12h-15h/18h30-22h30

Vila Nova da Barquinha

A esplanada Sabores do Parque tem vista para o rio Tejo, na Barquinha. Créditos: DR

16. Sabores do Parque
No Sabores do Parque, que funciona como restaurante, pastelaria e gelataria, tem uma oferta variada da qual tirar partido enquanto repousa na esplanada. Tem à disposição gelados artesanais, sumos de fruta naturais, crepes, waffles, granizados, entre outras iguarias. A esplanada tem como pano de fundo a principal área verde de Vila Nova da Barquinha, o Parque de Escultura Contemporânea Almourol, ou Parque Ribeirinho como é mais conhecido, pelo que pode igualmente aproveitar para dar um passeio e visitar as obras de arte que lhe dão o nome oficial.
Rua do Sal, Nº19. Tel. 249726272. Ter-dom 8h-20h

Como o nome indica, o Bar do Castelo fica mesmo junto a Almourol. Créditos: DR

17. Bar do Castelo
Desfrutar de uma esplanada tendo como paisagem um castelo medieval erguido numa ilha que se situa no meio de um rio pode parecer o cenário de um filme, mas é a realidade para todos os que visitam a esplanada do Bar do Castelo. Situado mesmo em frente ao Castelo de Almourol, neste espaço pode desfrutar igualmente de refeições rápidas, crepes e gelados.
Rua Convento de Loretto, Praia do Ribatejo. Tel. 249 736 407. Ter-dom 10h-19h

Tem mais sugestões para nos dar? Escreva-nos para info@mediotejo.net

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome