VN Barquinha | ZêzereArts levou um recital de cordas até à Igreja de Tancos (C/VIDEO)

O Festival ZêzereArts fez a sua segunda visita ao concelho de Vila Nova da Barquinha através de um recital que decorreu na Igreja Matriz de Tancos, no sábado, dia 21 de julho.

PUB

PUB

Naquela que foi uma tarde de intenso calor, muitas foram as pessoas que encontraram o interior da Igreja de Tancos agradavelmente fresco, tendo ainda a oportunidade de ouvir os alunos da masterclass de cordas a mostrarem tudo aquilo que aprenderam, através de um recital de violino, violoncelo e contrabaixo.

O ZêzereArts vai sensivelmente a meio da sua programação e o balanço é já muito positivo, tal como asseverou Luís Cunha, co-diretor do Festival ZêzereArts e diretor do Curso de Cordas, “talvez este tenha sido até à data o ano com mais ouvintes, com mais público, os concertos estiveram completamente superlotados”, acrescentando que esta é “uma aposta cada vez mais ganha”.

Presente no espetáculo esteve também Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal da Barquinha, referindo o autarca que a realização do festival é importante “no sentido também de cativar as pessoas para a música mais erudita, mais clássica, e é importante que esta simbiose seja feita entre os jovens e os mais idosos”. Concluindo que “é isto que queremos no nosso território, a cultura, a arte, a música, junto dos monumentos, no sentido de os dignificar, de dignificar as pessoas e, essencialmente, de incentivar os jovens.”

O ZêzereArts volta ao concelho de Vila Nova da Barquinha uma última vez, no dia 26 de julho, com um concerto no Castelo de Almourol, que decorre às 22h00 e que é ministrado pela orquestra do ZêzereArts, acompanhada pelo tenor Andre Lacerda e por Nuno Cunha na trompa.

PUB
Festival ZêzereArts no Castelo de Almourol. Foto: mediotejo.net

No dia anterior, dia 25 de julho, este mesmo concerto decorre também no Claustro D. João III do Convento de Cristo, em Tomar, pelas 21h00.

Mas antes disso, no dia 23 de julho, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal António Cartaxo Fonseca, em Tomar, recebe um recital de double bass por parte dos estudantes de Jiří Hudec’s, acompanhados pela pianista Ana Queroz.

Já às 21h00 do dia 24, os estudantes e professores das masterclasses de cordas vão levar um recital até à Igreja Matriz de Beco, Ferreira do Zêzere, numa atuação que conta com a direção de Brian MacKay e com o violino de Matilde Loureiro.

De volta a Tomar, o festival leva no dia 26, pelas 15h00, até ao Cine-Teatro Paraíso, o recital dos estudantes de cordas, acompanhados por Ana Queiroz ao piano, terminando assim a passagem do ZêzereArts neste concelho.

O ZêzereArts termina a sua nona edição em Ferreira do Zêzere, através de um concerto na Igreja Matriz de Areias, no dia 27 pelas 21h00, onde atua a orquestra do ZêzereArts em conjunto com Musicamera Opera Ensemble.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here