VN Barquinha | Suinicultura tem de retirar animais até janeiro de 2020

Os maus cheiros em Vila Nova da Barquinha e Entroncamento terão origem numa suinicultura que recebeu ordem de fecho. (Foto: DR)

O plano de despovoamento da exploração da Agro-pecuária Valinho, na Herdade do Colmeiro, Vila Nova da Barquinha, mandada encerrar pela Direção Regional de Agricultura (DRAPLVT), prevê a última saída de animais em janeiro de 2020.

PUB

PUB

Foi a própria empresa proprietária do espaço que apresentou o plano de despovoamento à DRAPLVT depois desta entidade ter mandado encerrar a suinicultura no mês de fevereiro. Já em 14 de fevereiro de 2018, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha tinha revogado a Autorização de Utilização desta suinicultura, uma decisão que foi reforçada com o indeferimento do pedido de Licença Ambiental e consequente encerramento do processo por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, com data de 22 de fevereiro.

A DRAPLVT informou a autarquia através de ofício de 10 de abril, que “o processo se irá desenrolar durante este ano em várias fases, tendo em conta as condicionantes relativas ao ciclo produtivo em curso, para salvaguarda do bem-estar animal e da própria empresa, uma vez que a saída de animais será deslocalizada para outras explorações do grupo”.

Com este passo, o município garante que “em breve ficarão reunidas as condições para o fim dos maus cheiros intensos com origem nos efluentes pecuários, devolvendo a qualidade de vida aos residentes e visitantes de um concelho com uma forte aposta no turismo sustentável”.

Aquela suinicultura funcionava desde o início dos anos 90.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here