VN Barquinha | Ministro elogia “condições fantásticas” do novo Jardim de Infância (c/ vídeo e fotos)

Ministro discursou com criança ao colo. Foto: mediotejo.net

Foi com uma criança ao colo que o Ministro da Educação discursou na cerimónia inaugural do novo Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha, realizada na terça-feira, dia 6. A imagem ternurenta e divertida aconteceu com toda a naturalidade quando a pequena e tímida Leonor, a viver o seu segundo dia de jardim de infância, chegou perto do Ministro e pediu-lhe colo, ao que Tiago Brandão Rodrigues acedeu. Num gesto de agradecimento a menina abraçou e deu um beijo ao governante.

PUB

Neste ambiente descontraído e de boa disposição, procedeu-se à inauguração das novas instalações, elogiadas por todos os oradores e convidados. O Ministro da Educação, que visitou o concelho pela terceira vez, enalteceu as “condições fantásticas” do novo Jardim de Infância num dia que considerou “de celebração”.

“Nota-se que esta é uma escola feliz, que há aqui uma comunidade educativa feliz”, disse o Ministro depois de elogiar a “qualidade pedagógica deste território”, num município “arrojado” e que está “na vanguarda pedagógica”.

Para Tiago Brandão Rodrigues o Agrupamento de Escolas “tem mostrado que é possível mudar paulatinamente e que as novas metodologias de aprendizagem já têm resultados”.

Sempre em interação com as crianças, o Ministro disse que “uma nova escola é como um caderno novo, em que as crianças pintam, escrevem letras e números e tem de ser preenchido com muita alegria e felicidade”.

PUB

O presidente da Câmara, Fernando Freire (PS) fez um historial sucinto do projeto e de como foi possível transformar uma antiga escola do 1° ciclo do Ensino Básico num espaço requalificado que entrou em funcionamento a 15 de setembro com cerca de 50 crianças.

Fernando Freire acredita que a requalificação do parque escolar vai continuar a atrair crianças de outros concelhos. O novo Jardim de Infância tem capacidade para 75 crianças, mas ainda tem duas salas por ocupar.

O Autarca lembrou que aquele era um dia especial (6 de novembro) porque se comemorava 182 anos de elevação de Vila Nova da Barquinha a concelho. Referiu-se ao “parque escolar de excelência” e à importância de “dar condições aos alunos, professores, educadores e assistentes operacionais”.

Fernando Freire, sem querer adiantar muitos dados, anunciou para breve algumas novidades na área da educação.

Inauguração do novo Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha, presidida pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 6 de Novembro de 2018

O melhor parque escolar do país

Quem discursou também foi o Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, responsável por um Agrupamento que “tem o melhor parque escolar do país e constitui uma referência”. São sete estabelecimentos, todos eles novos ou requalificados.

Mas Paulo Tavares ressalva que “não basta ter os melhores edifícios, não basta ter um Ferrari, é preciso conduzi-lo bem”. A principal preocupação é “acima de tudo a qualidade no sucesso dos alunos”. Com um Projeto-piloto de Inovação Pedagógica (PPIP) em marcha, “os resultados são muito positivos, estamos no bom caminho”.  Além do elevado nível das avaliações, o abandono escolar não existe e a retenção é praticamente nula.

Mas o responsável pelo Agrupamento apresenta como “preocupação constante a procura dos melhores procedimentos” tendo em vista “a melhoria da qualidade das aprendizagens das nossas crianças”.

A cerimónia inaugural começou com o hino da escola interpretado por um grupo de alunos do 1° ciclo e com canções pelas crianças do jardim de infância.

Após os discursos e o descerramento da lápide alusiva à inauguração, a comitiva visitou as instalações constituídas por uma sala polivalente, refeitório, cozinha, espaços de apoio, balneários/vestiários e gabinetes para o pessoal e educadores. No espaço exterior, amplo, existem equipamentos lúdicos e desportivos para os mais pequenos.

A empreitada custou 567.565 euros, sendo comparticipada em 85 por cento pelo Programa Operacional Regional Centro 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here