VN Barquinha | Milhares de paraquedistas assinalam 63º aniversário do Dia da Unidade

Dia da Unidade junta milhares de paraquedistas no dia 23 de maio em Tancos, Vila nova da Barquinha. Foto arquivo: mediotejo.net

O Regimento de Paraquedistas vai assinalar esta quinta-feira, dia 23 de maio, o Dia da Unidade e o seu 63º aniversário com uma cerimónia oficial que será presidida pelo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, e que enquadra a habitual reunião de antigos militares na zona adjacente à escola de tropas paraquedistas, em Tancos, Vila Nova da Barquinha.

PUB

Do programa deste dia destaca-se a cerimónia militar, demonstração de formação militar, demonstração de capacidades e meios, saltos em paraquedas, “cães de guerra” (cinotécnica) e visita ao Museu.

Dia da Unidade junta milhares de paraquedistas no dia 23 de maio em Tancos, Vila nova da Barquinha. Foto arquivo: mediotejo.net

Milhares de militares vindos de todos o país, unidos pelas boinas verdes e pelo lema “que nunca por vencidos se conheçam”, juntam-se todos os anos para assinalar a data, conviver, relembrar histórias e rever amigos.

A zona adjacente ao campo militar de Tancos começa a receber antigos militares na noite desta quarta-feira, dia 22, vindos de todo o país para assistir às comemorações protocolares e recordar os tempos que ali passaram juntos num convívio marcado pela descontração e o petisco.

Milhares de “boinas verdes” regressam assim ao quartel do Regimento de Paraquedistas para comemorar o 63º aniversário daquela tropa militar, evento que se assinala anualmente a 23 de maio.

As atividades oficiais começam no quartel com o içar da bandeira nacional, ao que se seguirá a homenagem aos mortos em combate e uma missa realizada na capela. Durante todo o dia, os camaradas de armas reúnem-se num ambiente único e demonstrativo da união e camaradagem desta força especial.

PUB

Polígono militar de Tancos 
PROGRAMA:
07H30 – Voo livre de Balões de Ar Quente;
08H00 – Içar da Bandeira Nacional;
08H40 – Cerimónia de Homenagem aos Mortos;
08H50 – Missa de Ação de Graças;
09H15 – Chegada e receção dos convidados;
10H00 – Guarda de Honra à AE;
10H30 – Cerimónia Militar;
11H50 – Apresentação das Associações de Paraquedistas;
11H55 – Imposição de Grifos;
12H00 – Demonstração Terrestre e Aeroterrestre;
12H25 – Imposição de Brevets Especiais;
12H30 – Visita ao Núcleo de Simulação Aeroterrestre;
12H45 – Visita à Exposição “Paraquedistas nas FND”;
13H15 – Almoço de Confraternização;
14H30 – Assinatura do Livro de Honra;
14H45 – Visita ao Museu das Tropas Paraquedistas;
14H45 – Demonstração de capacidades;
– Apresentação Cinotécnica;
– Saltos em Paraquedas;
17H30 – Fim das Atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here