VN Barquinha | Igreja da Atalaia em risco obriga Câmara a intervir

A Igreja Matriz da Atalaia é Monumento Nacional desde 1926. Foto: mediotejo.net

Uma fratura longitudinal numa coluna da Igreja Matriz da Atalaia, no concelho de Vila Nova da Barquinha, está a colocar em risco a estabilidade do monumento. Esta situação levou a que a Câmara contactasse a Comissão de Coordenação Regional no sentido de alertar para o perigo de desmoronamento e para a necessidade de uma intervenção urgente.

PUB

Conforme explicou o presidente da autarquia, Fernando Freire (PS), apesar de se tratar de um monumento da responsabilidade da DGPC – Direção Geral do Património Cultural, a Câmara vai avançar com a obra de reforço e contenção da coluna estrutural no interior da Igreja, aproveitando para fazer outros melhoramentos há muito sinalizados.

A obra vai custar cerca de 400 mil euros, estando garantidos 85 por cento de financiamento comunitário. Prevê-se que os trabalhos estejam concluídos em outubro de 2020.

Esta intervenção urgente obrigou a Câmara a rever o seu plano de investimentos para 2019. A obra que estava prevista para o cais de Tancos terá de ser adiada para que se possa “acudir à Igreja da Atalaia”.

A chamada operação “Valorização da Igreja Matriz da Atalaia’ centra-se na requalificação estrutural do interior do monumento, evitando o risco de degradação do património classificado, ao que acresce a reabilitação elétrica no exterior e interior, contribuindo para a eficiência energética. Está também prevista a reabilitação dos pavimentos no exterior da igreja e a inclusão de uma componente de Vídeo Mapping com vista ao enriquecimento da experiência do visitante e ao incremento dos fluxos turísticos.

PUB

Monumento Nacional desde 1926, a Igreja Matriz da Atalaia é considerado um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal. Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, foi mandada edificar cerca de 1528 por D Pedro de Meneses, com traço de João de Castilho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here