VN Barquinha | Câmara vai assinar protocolo com organização Templária internacional

Centro de Interpretação Templário de Almourol em Vila Nova da Barquinha. Foto: DR

No primeiro dia da Conferência Internacional “Ordem do Templo – Cavalaria Espiritual – Templarismo”, esta sexta-feira, dia 11 de outubro, no Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA), em Vila Nova da Barquinha, vai ser assinado um protocolo entre o município e a Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolimitani Universalis (OSMTHU) e a Ordre Sovereign et Militaiire du Temple de Jerusalem (OSMTJ).

PUB

PUB

A iniciativa resulta da associação de OSMTHU e da OSMTJ com o fim de declarar Vila Nova da Barquinha e o CITA como “Lugar Internacional de Interesse Cultural Templário e sede de um evento anual do tipo Congresso Internacional. Além aponta-se como recomendação de destino de acervos bibliográficos e objetos que possam enriquecer o CITA “como referência internacional incontornável sobre a Ordem do Templo histórica e suas influências culturais em todas as épocas”, conforme consta no protocolo.

No documento reconhece-se o CITA como “um espaço pioneiro dotado de um conjunto muito relevante de recursos que incluem um espaço para exposições, auditório e biblioteca temática, entre outros”.

“Com um foco primário muito concreto no que refere à Ordem do Templo em Portugal e à sua continuidade na Ordem de Cristo, o âmbito de interesse cultural alarga-se quer às expressões de raiz popular gravadas na arte, religiosidade e tradições desenvolvidas em redor do tema Templário em todas as épocas, quer às expressões mais eruditas, literárias, institucionais, históricas e até fraternais e associativas que a saga da Ordem tem vindo a inspirar até aos nossos dias”, refere o documento aprovado em reunião de Câmara do dia 9 de outubro.

Com aquele protocolo, os intervenientes asseguraram “o apoio na divulgação internacional deste espaço e das suas iniciativas incentivando o uso do CITA como lugar de estudo, discussão e partilha de conhecimentos”.

PUB

Esta sexta-feira, dia 11 de outubro, às 18:30, terá lugar a inauguração da exposição “Santoral e liturgia templárias à roda do ano”, com apresentação do respetivo catálogo no CITA. Segue-se, no auditório do Centro Cultural, a sessão solene para assinatura dos protocolos e a receção da réplica da espada de Godofredo de Bouillon, um dos líderes da Primeira Cruzada e o primeiro soberano do Reino Latino de Jerusalém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here