VN Barquinha | Câmara aprova anteprojetos de saneamento no valor de 2 milhões de euros

Exemplo de obras de saneamento básico. Foto: CM VN Barquinha

A Câmara de Vila Nova da Barquinha aprovou vários anteprojetos relacionados com saneamento básico com um valor do investimento a rondar os dois milhões de euros.

PUB

Trata-se da ligação à rede de recolha de águas residuais da ETAR da Praia do Ribatejo, para servir as populações de Limeiras e Matos, a ligação ao Subsistema de saneamento de Vila Nova da Barquinha para servir as populações de Atalaia, Casal da Fonte Velha, Quinta da Margarida, Casal dos Vitais e e Rua D. Dinis e a remodelação do emissário da Atalaia com ligação ao Cardal, para tratamento em alta.

Todos estes anteprojetos serão objeto de candidaturas ao programa POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência nos Recursos. Com estas intervenções o concelho de Vila Nova da Barquinha ficará com uma cobertura de mais de 98% de saneamento básico.

O projeto de saneamento para a zona norte de Atalaia visa dotar de sistema público de drenagem de águas residuais domésticas da zona poente de Atalaia, designadamente a Rua D. Dinis, o Lugar de Casal da Fonte, Casal dos Vitais e Quinta da Margarida, de modo que seja ligado ao sistema público de drenagem de águas residuais domésticas, colocando fora de serviço o sistema de tratamento próprio, por fossa sética.

Desta forma, a única zona da vila de Atalaia, cujos alojamentos apenas estão servidos por sistemas privativos de tratamento de águas residuais domésticas, passa a ficar dotado de saneamento básico, o que representa uma cobertura de serviço na ordem dos 100%.

PUB

O projeto da adutora do Cardal visa a substituição do emissário de ligação do sistema de drenagem de águas residuais domésticas de Atalaia (sistema em baixa) desde a Rua de São Luís até às ruas David Mourão Ferreira e Estrada do Cardal.

Explica a autarquia que a obra se tornou necessária devido às más condições de operacionalidade do emissário existente por falta de capacidade de transporte, obrigando a operações de manutenção para evitar transvases.

Quanto ao projeto de saneamento para os lugares de Limeiras e Matos, na freguesia da Praia do Ribatejo, visa dotar de sistema público de drenagem de águas residuais domésticas da zona de Matos e Limeiras, com ligação à ETAR da Praia do Ribatejo,  com área de influência de 281 alojamentos, colocando fora de serviço o sistema de tratamento próprio, por fossa sética.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here