Vila de Rei | São João do Peso vota este domingo em plenário de cidadãos

Sim, este domingo, dia 15 de outubro, será dia de eleição em São João do Peso, a freguesia com menor número de eleitores em Portugal Continental. Acontece que, tendo 122 eleitores, será realizado um plenário para que os fregueses possam votar, de braço no ar, no próximo presidente de Junta de Freguesia. Rosário Cavalheiro, pelo PSD, é recandidata ao cargo, não se conhecendo até ao momento nenhum outro nome, que poderá entrar na votação, pelas 16h30, na sessão de plenário, que se realiza na sede da menos populosa autarquia do Médio Tejo e de todo o continente.

PUB

São seis as freguesias que procedem a esta eleição por democracia direta, sendo que cinco se situam na ilha das Flores, no Arquipélago dos Açores. Já em Portugal Continental, no concelho de Vila de Rei, São João do Peso perdeu o direito às urnas para eleição enquanto freguesia com a falta de eleitores inscritos (menos de 150) o que levou à constituição do plenário de cidadãos, algo que já aconteceu no mandato passado na reeleição de Rosário Cavalheiro, funcionária pública e atual presidente daquela autarquia.

Nas freguesias com 150 eleitores ou menos, a assembleia de freguesia é substituída
pelo plenário de cidadãos eleitores. O plenário elege o Presidente e os Vogais da Junta. (artigo 24.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro), segundo consta no Manual de Candidatura de Grupos de Cidadãos eleitores referente às Eleições autárquicas de 2017.

São João do Peso fica no concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, a cerca de 10 quilómetros do Centro Geodésico de Portugal, e tem 122 eleitores inscritos. A votação em plenário de cidadãos eleitores, com braço no ar, é método utilizado naquela freguesia para “todas as decisões” que se relacionem com a mesma.

O restante executivo eleito para a Assembleia de freguesia assegura o funcionamento da sede da autarquia, bem como os pagamentos, o tratamento do vencimento do funcionário, todo o trabalho de secretaria e os atestados para os fregueses.

A freguesia tem um único funcionário, contratado como coveiro, e tem um cemitério à sua responsabilidade. Os transportes públicos são escassos, havendo um autocarro que liga a freguesia à sede concelho às terças-feiras. A juventude conta-se pelos dedos de uma mão.

Nas eleições de há quatro anos apresentaram-se dois candidatos e atual presidente da junta, Rosário Cavalheiro (PSD), foi eleita com 79 votos e o outro candidato teve sete. E ainda houve três abstenções.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here