Vila de Rei | Cerca de 30 pessoas com serviço de Teleassistência domiciliária

A Câmara Municipal de Vila de Rei aprovou na reunião de terça-feira, 18 de abril, atribuir serviço de teleassistência domiciliária a três munícipes. O presidente da autarquia, Ricardo Aires (PSD) explicou que se trataram de casos prioritários, pelo que a deliberação foi no sentido de ratificar estes pedidos. Neste momento e de acordo com o mesmo, beneficiam deste serviço cerca de 30 pessoas.

PUB

O autarca explicou ao mediotejo.net que o balanço deste serviço é bastante positivo. “Somos um dos municípios que temos este serviço de teleassistência domiciliária e posso dizer que já evitamos roubos uma vez que as pessoas ao ativarem o botão a GNR é logo alertada. Estando sozinhas, as pessoas sentem que têm aqui uma defesa no caso de uma situação, tal como uma queda, um furto ou se precisarem de falar. Muitas vezes as pessoas carregam no botão só para dizer olá e isso também é muito importante”, refere.

Ricardo Aires disse ainda que foi implementado, em complemento, um programa que é o “Amanhã mais humano”  onde uma equipa constituída por um psicólogo e uma assistente social, todos os dias, percorre as aldeias do concelho. “Se as pessoas precisarem de alguma coisa ou simplesmente de falar podem contar com esta equipa que todos os dias está na rua”, refere o autarca.

Segundo a autarquia, esta ação tem permitido que as pessoas com mais de 65 anos que residam sozinhas ou em situação de vulnerabilidade ou dependência possam contactar de imediato, através de um botão de emergência, uma Central de Assistência, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here