Vila de Rei | Câmara pretende avançar com candidatura para recuperar calçada do Abrunheiro Grande

Foto: DR

O executivo municipal de Vila de Rei aprovou por unanimidade a proposta de candidatura à medida Renovação de aldeias, co-financiada por fundos comunitários, e contando com apoio da Pinhal Maior, enquanto Grupo de Ação Local (GAL). A candidatura visa a reabilitação da calçada na aldeia de Abrunheiro Grande, freguesia de Fundada. O investimento previsto é de 80 mil euros, sendo que cerca de 20 mil será investimento municipal. A proposta segue agora para deliberação e certificação em sede de Assembleia Municipal.

PUB

Ricardo Aires explicou, durante a reunião ordinária pública de executivo camarário realizada a 20 de setembro, que a aldeia de Abrunheiro Grande é aquela em que se verifica maior degradação da calçada, sendo que também Zaboeira e Salavisa são apontadas pelo autarca como necessitando de requalificação da calçada típica.

Quanto ao investimento total, desdobra-se em “cerca de 60 mil euros a fundo perdido e investimento de 20 mil euros da parte do orçamento municipal”, explicou o autarca.

Segundo a proposta aprovada por unanimidade, “as ruas em calçada fazem parte do património cultural e arquitetónico e da história das aldeias sendo que, com o aparecimento do betuminoso em muitas das ruas das aldeias, a calçada foi substituída por esse tipo de pavimento, retirando assim o charme e a história deste tipo de pavimento, que acaba por descaraterizar as próprias aldeias”, pode ler-se na proposta.

“No nosso concelho existem ainda algumas aldeias que possuem o pavimento em calçada, pelo que o mesmo deve de ser preservado e reabilitado. Uma dessas aldeias, do nosso concelho, é a aldeia do Abrunheiro Grande, que embora esteja em mau estado, ainda existe uma grande parte das ruas do núcleo da aldeia que são em calçada. O investimento previsto será de cerca de 80.000,00 €”, lê-se na fundamentação.

PUB

Deste modo, a autarquia pretende fazer candidatura através da associação Pinhal Maior, “mas para a instrução da candidatura por parte do Município de Vila de Rei e no âmbito da operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, torna-se necessário a haver uma certificação por parte da Assembleia Municipal a reconhecer que a reabilitação da calçada da aldeia do Abrunheiro Grande é fundamental para a estratégia de desenvolvimento local” e é portanto um assunto/investimento de Interesse Municipal.

A proposta foi aprovada por unanimidade em sede de Assembleia Municipal, cuja sessão ordinária pública se realizou a 26 de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here