Vila de Rei | Almeirão foi rei e reuniu centenas de admiradores à mesa

Foto: ADRC Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural

Foi uma estreia em grande: o “Festival do Almeirão, Azeite Novo e Pão Caseiro” juntou mais de 300 participantes para se deliciarem com esta iguaria gastronómica típica do Interior do país. A receita que os antigos faziam passou às gerações seguintes o gosto por esta hortaliça de travo peculiar. O pavilhão da A.D.R.C. Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural acolheu esta primeira edição do festival que, ao que tudo indica, veio para ficar.

PUB

Com um buffet aberto entre as 12h00 e as 16h00, os admiradores puderam degustar pratos como Sopa de Almeirão, Massa de Almeirão, Almeirão com batata ou com batata-doce, com feijão catarino ou feijão-frade… não faltaram combinações para agradar a todos os presentes.

Tudo isto com pratos de carne, peixe e grelhados, pão caseiro à disposição e um prato bem regado com azeite novo regional (não faltou ali a marca “D’El Rey”, azeite produzido no lagar municipal de Vila de Rei e recentemente lançado para venda ao público).

Tendo em conta a adesão, a organização não poderia estar mais satisfeita e, nesse sentido, Bruno Fernandes, presidente da A.D.R.C. Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural, deixa um agradecimento “a todas as pessoas que colaboraram na organização do evento e contribuíram para o seu sucesso”, ficando a garantia de que “será um evento que se repetirá no futuro, com novas edições”.

Vila de Rei | Almeirão foi rei e reuniu centenas de admiradores à mesa
Festival juntou miúdos e graúdos para degustar pratos típicos feitos a partir do Almeirão, e provar o azeite novo com fatias de pão de caseiro. Foto: ADRC Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural

Durante o evento, no pavilhão decorado a rigor e onde não faltou o almeirão como elemento da composição entre outros elementos naturais e tradicionais, os presentes puderam ainda apreciar as fotografias da exposição “Pelos Trilhos da Aldeia”, captadas durante uma iniciativa do projeto WE LOVE MT na aldeia de Água Formosa, estando presentes trabalhos dos fotógrafos Catarina Rodrigues, Diana Rosa, João Leitão, Paulo Sousa, Sérgio Marques e Sónia Pedro.

PUB

Na ocasião esteve presente Ricardo Aires, presidente da Câmara de Vila de Rei, que sublinhou “a importância e o papel das associações na nossa comunidade”. O autarca deixou congratulações à ADRC da Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural “pela capacidade de inovar” e trazer ao concelho um novo evento “que se traduziu num verdadeiro sucesso”.

Este festival ganhou outro significado, demonstrando união entre municípios limítrofes, Vila de Rei e Mação, e contando com a cooperação da União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, que se juntou à organização do evento, bem como a Junta de Freguesia de Vila de Rei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here