Vila de Rei | 30ª Feira de Enchidos, Queijo e Mel com música e comédia para todos

Feira de Enchidos, Queijo e Mel de Vila de Rei Foto: CMVila de Rei

O Parque de Feiras de Vila de Rei volta a ser palco da afamada Feira de Enchidos, Queijo e Mel (FEQM), o principal evento do concelho que mostra o que de melhor se faz neste território. O certame, que já vai na 30ª edição, realiza-se a partir deste sábado, dia 27 de julho, e decorre até 4 de agosto, prometendo além da mostra de gastronomia, artesanato e atividade económicas, muita música e animação. E porque a vida continua, apesar dos incêndios, o cartaz deste ano promete música para todos os gostos, todas as idades… e muitas gargalhadas.

PUB

O primeiro fim-de-semana da feira arranca ao som de Agir, no palco principal. Autor de temas bem conhecidos do público e que ficam no ouvido, caso de “Tempo é Dinheiro”, “Como ela é bela”, “Makeup”, “Parte-me o Pescoço”, e mais recentemente “Vai Madonna!!!” e “Falas demais”. O cantor será o responsável pela primeira noite, este sábado, 27 de julho.

A 28 de julho, o certame, que aposta num cartaz abrangente e para todos os gostos, abraça os ritmos brasileiros. Será a vez da banda Canta Brasil dar voz a temas que prometem levar o público a “tirar o pé do chão”.

E o mais recente hit de sucesso “Coração não tem idade” não poderia faltar num evento de verão. Toy é presença confirmada, a 29 de julho, e no repertório não irão faltar grandes êxitos como “Rosa Negra”, Estupidamente Apaixonado”, “És tão Sensual” ou “Chama o António”.

Já na noite de 30 de julho, cabe a Jorge Guerreiro subir ao palco principal. O artista, que participou em 2010 no Festival da Canção, e que tem sido presença habitual em muitos programas televisivos, lançou o seu primeiro álbum em 2008.

PUB

A 31 de Julho, Graciano Ricardo pisa o palco principal. Bem conhecido nas festas e romarias da região, promete desafiar os mais audazes a darem um pezinho de dança pela noite dentro com música de baile diversa.

E eis que entra Agosto. O palco principal aguarda, em modo de estreia por terras vilarregenses, pelos Alcoolémia. Banda de rock português com mais de 25 anos de carreira, e que leva na bagagem diversos prémios e distinções e temas como “Não sei se mereço”, “Queria Roubar-te Um Beijo” e “Há quanto tempo ando aqui”.

Se para os Alcoolémia será uma estreia a atuação no concelho, para a dupla exuberante de djs P*ta da Loucura – Music Project já não é bem assim. Depois do sucesso da sua atuação na edição de 2017 do Festival Rock na Vila, os P*ta da Loucura, dupla composta por Quimbé e Rubim, cumprem mais um cartaz vilarregense, desta vez na FEQM. Num espetáculo único, com componente multimédia e muita interação com o público, vão fazer um remember por vários êxitos que têm marcado o panorama musical.

E a fechar o último fim-de-semana da edição de 2019 da FEQM, promete-se boa disposição, gargalhadas e improviso com grandes nomes do humor a nível nacional.

Na noite de 3 de agosto, a dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio assenta praça em Vila de Rei. As personagens, interpretadas pelos conhecidos humoristas João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, prometem um espetáculo onde não faltarão ingredientes para uma noite cómica e cheia de sentido de humor.

E o cartaz do palco principal, embalado pela onda de boa disposição, encerra com Rouxinol Faduncho. Uma interpretação do humorista Marco Horácio, inspirada no típico fadista dos bairros lisboetas e que se autodefine como “um genérico de paracetamol para a crise”. Bastante conhecido do público pelas participações no programa televisivo “Levanta-te e Ri”, Rouxinol Faduncho vai animar o público do certame nesta última noite, certamente na companhia dos seus “Cães de Loiça”, enquanto “Vitorino bebe mais um fino” ao som do “Fado das Barracas”.

E como não há duas sem três, outros palcos vão compor o certame, oferecendo uma grande diversidade de estilos musicais a quem visita a FEQM.

O palco 2 vai contar com as atuações de grupos musicais, desde Escola de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei, Coro da Universidade Sénior de Vila de Rei, Grupo de Cantares “A Bela Serrana”, Orquestra Tradicional da Escola de Música de Vila de Rei, Coro Infantojuvenil da Escola de Música de Vila de Rei, Grupo de Instrumentos da Universidade Sénior de Vila de Rei, Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e Villa d’el Rei Tuna.

Estarão também em palco grupos de música popular da região, como o Rancho Folclórico “Arrozeiros Sorraia”, e de música ligeira como o Coro Alfredo Keil e Orquestra de Cordas da Casa do Povo de Ferreira do Zêzere, Concerto de Piano por Hélder Bruno e Orquestra de Viola Beiroa.

Já o palco 3 volta a estar destinado aos amigos da madrugada, responsáveis por fechar as noites do evento, numa ode à música eletrónica, ao convívío entre amigos e à dança, com as atuações de DJ ZukaTuga, DJ Luís Pinheiro, DJ Gonçalo, DJ David Silva, DJ Angel, DJ Claude Silva, DJ Salito, DJ Dresi e DJ Hugo Rafael.

Nem só de música se faz a FEQM: dos sabores e saberes, ao desporto, à cultura e à saúde

O programa da Feira continua a apostar em atividades complementares, levadas a cabo por coletividades ou instituições do concelho. A nível desportivo destaca-se, entre outros, um Torneio de Ténis, aula aberta de yoga, demonstrações da Escola de Ballet do Vilarregense FC e do Núcleo de Vila de Rei de Karaté ANAM, uma Prova de Orientação noturna e um Passeio de Canoagem promovido pela ARCD Aivado

A par do certame, estará a decorrer a 21ª Feira do Livro, aberta durante os nove dias, nas instalações do antigo edifício do Posto de Turismo de Vila de Rei, no parque de Feiras. Por outro lado há ainda exposições para visitar nomeadamente a exposição “Feira de Enchidos, Queijo e Mel: 30 anos de História”, no Museu Municipal, e, na Biblioteca Municipal, a exposição de pintura “Variedade Artística” e a exposição de fotografia “Arritmias da Natureza” pelo mão do vilarregense André Farinha.

Durante o evento acontecerá a 33ª Colheita de Sangue, que terá lugar entre as 15:00 e as 19:00 horas do dia 3 de agosto no auditório municipal, e haverá rastreios cardiovasculares gratuitos nos dias 27 e 28 de julho e 4 de agosto, entre as 16h00 e as 00h00, no hall do edifício dos Paços do Concelho.

A Feira de Enchidos, Queijo e Mel prepara-se para mostrar ao mundo o que de melhor Vila de Rei tem para oferecer, visitar, apreciar e degustar, estando confirmados 118 expositores no recinto, não faltando a animação infantil e as mais diversas tasquinhas com comes e bebes.

Aqui estará em destaque o melhor do artesanato e gastronomia regional, não esquecendo as iguarias típicas como enchidos, queijo e mel da região.

Consulte o programa completo em: http://www.cm-viladerei.pt/images/noticias/2019/07_julho/prog_feqm-compactado.pdf

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here