USF de Almeirim garante cobertura quase total de médico de família no concelho

USF de Almeirim garante cobertura quase total de médico de família no concelho. Foto: CMA

A quase totalidade da população de Almeirim passou, esta semana, a dispor de médico de família, com a entrada em funcionamento da primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) do concelho, disse hoje o presidente do município.

PUB

O autarca de Almeirim, Pedro Ribeiro, falava à Lusa no âmbito do início formal da atividade da USF Cortes de Almeirim, que foi assinalado hoje formalmente com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco.

Segundo o presidente da Câmara, aquela USF vai dar resposta a 12.600 utentes, abrangendo 2.000 que não tinham médico de família atribuído.

PUB

“Ficamos com uma cobertura de 90% de utentes com médico de família atribuído”, disse, salientando que os restantes 10%, cerca de 2.500 utentes, são servidos por clínicos prestadores de serviços, pelo que, “na prática, a cobertura é de 100%”.

A USF conta com seis médicos, sete enfermeiros e sete assistentes técnicos, e, a partir de fevereiro, terá mais um especialista em Medicina Geral e Familiar.

PUB

Na cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento da USF foi assinado um protocolo entre a ARSLVT e a Câmara Municipal de Almeirim, que formaliza a cedência de uma viatura que irá permitir deslocações para apoio domiciliário e a prestação de cuidados na comunidade.

De acordo com Pedro Ribeiro, esta viatura visa dar resposta a uma necessidade sentida pelos profissionais.

A este investimento, da ordem dos 25.000 euros, somam-se ainda perto de 20.000 euros em obras no centro de saúde para acolher a USF (que dispõe de sete gabinetes para consulta médica, cinco de enfermagem e duas salas de tratamento) e mais 20.000 para adaptação de um gabinete para consultas de medicina dentária, que em breve passarão a ser prestadas naquele espaço, adiantou.

O autarca afirmou que, nos últimos anos (desde 2015), o município investiu cerca de 250.000 euros em obras em todas as extensões de saúde do concelho – Fazendas de Almeirim, Benfica do Ribatejo, Paço dos Negros, Raposa e Marianos, o que permitiu a reabertura destas duas últimas.

“Embora esta não seja uma responsabilidade direta das autarquias, achamos que faz sentido melhorar a assistência às populações”, declarou.

A equipa da USF Cortes de Almeirim assegura ainda a prestação de cuidados de saúde aos utentes inscritos nas unidades de Fazendas de Almeirim, Paços dos Negros e Marianos, deslocando-se a essas localidades.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here