Troço da EN114 encerrado desde 2014 em Santarém reabriu hoje com condicionamentos

Troço da EN114 encerrado desde 2014 em Santarém reabriu hoje com condicionamentos. Foto: António Paulo

O troço da Estrada Nacional 114 (EN114) entre Santarém e a ponte sobre o Tejo D. Luís, encerrado há cinco anos, reabriu às 15:00 de hoje, apenas no sentido descendente e interditado a veículos pesados.

PUB

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal (IP) afirma que a reabertura acontece de “forma parcial” por motivos de segurança.

O troço, com uma extensão de cerca de 1,35 quilómetros, foi encerrado em agosto de 2014 devido a uma derrocada na encosta de Santa Margarida.

A intervenção, no âmbito do Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém, decorrente de um protocolo assinado entre a Câmara de Santarém, o Governo e a Infraestruturas de Portugal, foi dada por concluída pelo município (que ficou como dono da obra) em setembro de 2018.

A IP fez depender a reabertura do troço da EN114 da instalação de inclinómetros pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o qual emitiu, no passado dia 10, um relatório que autoriza a abertura condicionada, podendo a circulação fazer-se apenas na faixa mais afastada da encosta.

PUB
O troço da Estrada Nacional 114 (EN114) entre Santarém e a ponte sobre o Tejo D. Luís, encerrado há cinco anos, reabriu às 15:00 de hoje, apenas no sentido descendente e interditado a veículos pesados. Foto: António Paulo

Assim, a circulação far-se-á apenas no sentido Santarém-ponte D. Luís, com o trânsito basculado numa extensão de 240 metros, no trecho de via onde decorreu a intervenção, fazendo-se aí pela faixa mais afastada da encosta.

A circulação em sentido contrário vai continuar a processar-se pela antiga EN365, passando pela estação ferroviária.

“Todos os locais condicionados e desvios de trânsito estão devidamente sinalizados no local”, afirma o comunicado, lamentando a IP os transtornos causados e salientando que os condicionamentos “apenas têm como objetivo garantir a segurança dos utilizadores da EN114”.

O troço, com uma extensão de cerca de 1,35 quilómetros, foi encerrado em agosto de 2014 devido a uma derrocada na encosta de Santa Margarida. Foto: António Paulo

Fonte da IP disse à Lusa que a decisão da reabertura condicionada do troço foi tomada depois de uma visita realizada hoje de manhã ao local.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here