TRIDENT JUNCTURE 2015: Montagem de pontes militares sobre o Tejo (C/FOTOS)

Esta sexta-feira, 23, decorreu nas proximidades da vila de Tancos, Vila Nova da Barquinha, um exercício de treino Operacional da NATO, que consistiu na montagem e desmontagem de duas pontes sobre o rio Tejo.

PUB

PUB

incluído na fase LIVEX do exercício TRIDENT JUNCTURE 2015, esta verdadeira obra de engenharia atraiu a curiosidade de muitos populares e antecede o grande movimento de forças (cerca de 2 000 homens e viaturas) que se vão deslocar entre as unidades militares do polígono de Tancos para atravessar o rio Tejo em direção ao Arripiado (Chamusca), nos dias 2 e 3 de novembro.

Este exercício de treino Operacional, em que participaram militares de Engenharia dos Exércitos Português e Alemão, permitiu treinar procedimentos, técnicas e táticas.

As fotografias são de José Neves, que registou este momento para o mediotejo.net

Regimento Anfíbio italiano Lagunari vai garantir passagem segura da Brigada Multinacional através do rio Tejo

PUB

Os últimos meios materiais e humanos do Exército Italiano, pertencentes ao Regimento Anfíbio LAGUNARI “SERENISSIMA”, chegaram no dia 20 de outubro a Portugal para participarem no exercício Trident Juncture 15. Esta força, neste momento, encontra-se com a sua máxima capacidade operacional, sendo composta por cerca de 300 militares.

No decorrer das próximas duas semanas, o Regimento irá desempenhar as suas missões, em conjunto com militares de seis diferentes nações da Aliança. Este exercício, um dos maiores exercícios em termos de meios humanos e materiais, desde o fim da 2 ª Guerra Mundial, foi concebido para permitir às nações empenhadas a oportunidade de operar num ambiente multinacional, de forma a reforçar a interoperabilidade da própria aliança.

Este exercício, de larga escala, não se limita à componente terrestre. Na verdade, existem mais de 34.000 militares da Força Aérea e da Marinha, de vários parceiros NATO, empregues em toda a Europa e no Mar Mediterrâneo.

Especificamente, o Regimento Anfíbio Lagunari, operará como um ativo anfíbio em Território Português, no seio da Brigada Multinacional, sob o Comando da 5ª Brigada Mecanizada do Canadá. Além dessa missão, entre as várias tarefas atribuídas, o “FANTI DAMAR” vai garantir uma passagem segura da Brigada Multinacional através do rio Tejo.

Segundo destacam os responsáveis pelo Exercício, “a combinação de forças aliadas da NATO empenhadas no exercício Trident Juncture 15 irá demonstrar à comunidade internacional a determinação, organização e interoperabilidade dos parceiros NATO, confirmando que, independentemente da distância, métodos, doutrina e treino, as Unidades estão dispostas e capazes, sem falhas, de operar em ambientes multinacionais complexos”.

EXERCÍCIOS OPERACIONAIS EM SANTA MARGARIDA E TANCOS

– 25 a 27 de outubro – fogos reais em Santa Margarida com a apoio da Força Aérea. Período intenso de atividades. Movimentações significativas de tropas entre Santa Margarida e Tancos. Ensaio de pontes sobre o Tejo em Almourol e Tancos.

– 31 de outubro (noite) e 1 de novembro (madrugada) – grande movimento de viaturas de Santa Margarida para Tancos.

– 2 e 3 de novembro – grande movimento de forças (cerca de 2 000 homens e viaturas) entre as unidades militares do polígono de Tancos e Tancos (civil) para atravessar o rio Tejo em direção ao Arripiado (Chamusca).

03-11-2015 DVD da Brigada do Canada, Operação de travessia de cursos de água (Castelo de Almourol)

04-11-2015 Operações militares – Passagem de Linha

05-11-2015 Operações Militares – Ataque Deliberado

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here