Tramagal | Populares encontram ninho de vespa asiática de grandes dimensões

Mais um ninho de vespa asiática confirmado em Tramagal. Foto: mediotejo.net

Um ninho de vespa asiática de grandes dimensões foi hoje encontrado por populares na denominada estrada do campo, em Tramagal, estando no alto de um sobreiro, a cerca de 15 metros de altura. A GNR foi chamada ao local, relatou o que avistou à proteção civil municipal de Abrantes, que, por sua vez, confirmou tratar-se de um ninho de vespa asiática (ou velutina).

PUB

Com este vespeiro hoje encontrado, são já 68 os ninhos de vespa asiática confirmados em todo o território do concelho de Abrantes desde o início do presente ano, tendo 61 deles já sido destruídos, estando sete em lista de espera, entre eles o ninho hoje detetado num local de difícil visibilidade. O vespeiro está no topo de um sobreiro, camuflado entre a folhagem, junto à linha de caminho de ferro e num espaço de terrenos agrícolas.

Estrada do campo, em Tramagal. Foto: mediotejo.net

Vespa asiática ou velutina – Informações úteis:

Em caso de avistamento da vespa velutina observe se existem sinais de ninho em redor.

Se detetar ninhos de vespa asiática, contacte as autoridades competentes e siga à risca as indicações.

PUB

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

– contactar a GNR, através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520). Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita;

– contactar os serviços municipais de proteção civil ou a junta de freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita. O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) só atua após a confirmação da localização do ninho de acordo com o descrito no “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”.

– Em caso de presença de ninho suspeito, deverá ser feito o registo no portal Plataforma SOS Vespa (http://www.sosvespa.pt/web).

A destruição dos ninhos deve ser feita por técnicos habilitados para limitar a sua dispersão.

Em caso de picada deve deslocar-se imediatamente à unidade de saúde mais próxima.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here