Tramagal | O pioneirismo tramagalense no sistema de previdência do país (c/fotos e video)

Tuna Tramagalense descerrou duas placas comemorativas e debateu pioneirismo da previdência social em Tramagal. Foto: CM ABT

A Tuna Tramagalense evocou no sábado, dia 9 de março, o pioneirismo do Tramagal no sistema de previdência do país, com uma sessão que decorreu no salão da Tuna, no edifício do Teatro Tramagalense. Antes da sessão, foram colocadas duas “placas culturais” no local e edifício, onde funcionaram, respetivamente, a Caixa de Previdência do Pessoal da Casa Duarte Ferreira & Filhos e a Caixa de Previdência do Pessoal da Metalúrgica Duarte Ferreira.

PUB

Seguiu-se uma interessante sessão sobre o pioneirismo do Tramagal no Sistema Previdencial em Portugal, destacando-se a presença e intervenção de Eurico d’ Oliveira Jacob (98 anos), filho de um dos fundadores da Caixa de Previdência do Pessoal da Casa Duarte Ferreira & Filhos, a par de outras alocuções, como a Octávio Oliveira, presidente da Tuna, Luís Pombinho, membro da direção e que leu um histórico artigo datado de 1928 sobre a previdência em Tramagal, de Morais Pinto, conhecedor da histórias ligadas a este processo pioneiro em Portugal, a par de outros convidados, como o presidente da Câmara de Abrantes, da Junta de Freguesia de Tramagal, e de Renato Bento, diretor distrital da Segurança Social.

Tramagal | O pioneirismo tramagalense no sistema de previdência do país (c/fotos e video)

A Caixa de Previdência do Pessoal da Casa Duarte Ferreira & Filhos foi criada no Tramagal em 1927 por iniciativa de um grupo de operários da MDF, em consonância com a entidade patronal. Só dez anos depois é que o Estado Português criou em regime de geral de previdência.

O sistema de previdência da empresa contava, a partir dos anos ’40, com um posto médico ao serviço da população. O seu raio de ação estendia-se, além da sede em Tramagal, à filial da MDF em Lisboa e fábrica de esmaltagem no Porto. Em 1950, contava com 1350 beneficiários, entre Lisboa, Tramagal e o Porto.

Tramagal l Pioneirismo da Caixa de Previdência tramagalense

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 9 de março de 2019

A Câmara Municipal de Abrantes apoiou a iniciativa, tendo estado presentes o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos e o vereador Luís Dias. Manuel Valamatos felicitou a Tuna pela feliz iniciativa e reiterou o compromisso da autarquia na preservação da história e da memória do património da MDF, importante indústria nacional do século XX que ajudou a escrever a história do Tramagal.

PUB

Renato Bento, diretor distrital da Segurança Social, também marcou presença, tendo referido que o atual sistema de segurança social é sustentável e que não está em risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here