Tramagal | Museu da MDF integra conferência na Croácia com melhores museus do mundo

Museu MDF integra conferência na Croácia com melhores museus do mundo. Foto: mediotejo.net

O Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), inaugurado há dois anos em Tramagal (Abrantes) e considerado o Museu do Ano em 2018, vai representar Portugal na conferência mundial ‘Best Heritage’ que se destina aos melhores museus do mundo, evento que se realiza de 25 a 27 de setembro em Dubrovnik, na Croácia.

PUB

“É um orgulho e um momento único o Museu de Tramagal ser a voz de Portugal nesta conferência mundial, poder representar o nosso país e mostrar o que de melhor tem Portugal, neste caso com o Museu MDF do Tramagal, as suas pessoas, e o seu legado histórico-industrial”, disse ao mediotejo.net o vereador da Câmara de Abrantes, Luís Dias.

Questionado sobre a presença do Museu MDF lado a lado com os melhores museus mundiais, na Croácia, alguns deles com orçamentos milionários, o vereador da Cultura disse que o Museu de Tramagal, inaugurado a 1 de maio de 2017, “é um projeto simples” tendo feito notar que “a museologia do século XXI está ligada às narrativas” e não tanto às peças ou aos edifícios”.

“A simplicidade da nossa narrativa, num projeto pequeno e humilde, conta uma história única de vida de uma comunidade e de uma fileira industrial, num contexto geográfico local com desafios globais, e essa simplicidade teve o reconhecimento nacional e agora vamos ser a voz de Portugal, num momento único”, reiterou.

“Na Croácia, estaremos a falar de Tramagal e do Museu MDF para todo o mundo”, disse o vereador Luís Dias, que rumará a Dubrovnik com Lígia Marques, museóloga responsável pelo equipamento cultural de Tramagal.

PUB
Museu da MDF, em Tramagal. O Melhor Museu do ano 2018

O anúncio havia sido dado em primeira mão em Tramagal, no dia 1 de maio, pelo vereador da Câmara Municipal de Abrantes, Luís Dias, que esteve presente nas comemorações do Dia Mundial do Trabalhador, data que se assinala de forma festiva na Vila Metalúrgica desde 1901 (há 118 anos) de forma quase ininterrupta. As duas exceções foram pela morte do Marechal Carmona (o país estava de luto) e em 1956, devido à morte de dois trabalhadores da Metalúrgica Duarte Ferreira após uma explosão na fábrica, no dia 30 de abril, na véspera do dia 1 de maio.

O autarca confirmou na ocasião ao mediotejo.net que iria participar na conferência mundial na qualidade de vereador da Cultura do município de Abrantes, sendo acompanhado por Lígia Marques, museóloga e técnica da autarquia, situação que se vem a confirmar.

O outro museu nacional que vai participar no evento é o PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, localizado em Condeixa-a-Nova. Os dois museus vão estar presentes nesta conferência internacional, a par da participação de importantes museus mundiais, por terem sido vencedores de relevantes prémios.

O Museu MDF foi distinguido em 2018 com o Prémio Museu do Ano, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). A 18ª conferência global anual com projetos premiados de museus, patrimônio e conservação é promovida em parceria com a Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana.

Museu MDF. Foto: mediotejo.net

“O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira tem sido muito importante para a valorização turística de Tramagal, muitos milhares de pessoas têm passado por Tramagal ao longo destes dois últimos anos”, notou o vereador, tendo anunciado o convite para o Museu MDF estar na conferência mundial.

“Anúncio em primeira mão o convite que recebemos para estar este ano, em setembro, a representar o Tramagal e os tramagalenses numa cerimónia que vai homenagear os melhores museus do mundo, em Dubrovnik, na Croácia, em setembro deste ano”, afirmou Luís Dias, tendo feito notar que “o nome de Tramagal chegará cada vez mais longe”, perpetuando o legado da vila metalúrgica.

Luís Dias, vereador da Câmara Municipal de Abrantes. Foto: mediotejo.net

No dia 1 de maio de 2019 assinalaram-se os 118 anos de comemorações do 1º de Maio em Tramagal e os dois anos do Museu MDF, que já teve perto de 9.000 visitantes ao longo deste período e que conquistou o prémio de Melhor Museu Português do Ano 2018.

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF) foi distinguido em 2018 com o prémio “Melhor Museu do Ano” pela Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia que decorreu em maio do ano passado no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

O Museu MDF, inaugurado no Tramagal a 1 de maio de 2017, foi ainda distinguido com uma menção honrosa na categoria “Investigação”, pelo trabalho coordenado pela jornalista Patrícia Fonseca e publicado no livro “1879-1997 | Metalúrgica Duarte Ferreira, uma história em constante metamorfose”.

O Prémio Melhor Museu do Ano é uma das principais distinções atribuídas pela APOM, num total de 25 categorias a concurso, que distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, concelho de Abrantes, inaugurado no dia 1 de maio de 2017, conta uma história com mais de um século, desde o dia em que Eduardo Duarte Ferreira ergueu a primeira forja, em 1879, e a data da extinção da Metalúrgica Duarte Ferreira, em 1997.

O projeto de instalação do museu resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes, da Junta de Freguesia de Tramagal e do Grupo Diorama, de Joaquim Dias Amaro, contando com espaços expositivos e documentais daquela que foi uma das principais empresas metalúrgicas do país.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here