Tramagal | Manuel Oliveira Grácio assume presidência da SAT até 2022 (C/AUDIO)

Manuel Grácio assume um segundo mandato como presidente da SAT, coletividade que assinala em 2021 os seus 120 anos em atividade. Foto arquivo: mediotejo.net

Manuel Grácio, 74 anos, renovou o mandato de presidente da direção da Sociedade Artística Tramagalense (SAT), centenária coletividade da vila de Tramagal, fundada a 1 de julho de 1901, tendo entrado alguns elementos novos para os corpos sociais para o biénio 2020-2022. A vida de dirigente associativo é encarada como uma missão e um dos objetivos, para além das  obras necessárias e de dinamizar a SAT, passa por festejar condignanente os 120 anos da instituição, já no próximo ano 2021.

PUB

O plano de atividades, inicialmente previsto para ser apresentado aos sócios no dia 27 de março, teve de ser adiado para data a definir, tendo em conta o surto de coronavírus, tendo o dirigente associativo destacado as obras e projetos delineados para este mandato e elogiado os dois novos elementos que integram a direção, um muito experiente e conhecedor do mundo artístico, outro com muita experiência na vida associativa.

Manuel Fernando Oliveira Grácio, natural de Tramagal, foi presidente da Assembleia Geral da SAT até ter assumido a presidência da coletividade em 2018 pela primeira vez .

PUB

Com 74 anos, Manuel Grácio é reformado da indústria mineira, tendo trabalhado em Angola e em Castro Verde, na Neves Corvo, tendo sempre regressado ao Tramagal natal de forma regular, de onde aliás, nunca chegou a sair verdadeiramente. Depois de se reformar, em 2012, fixou-se definitivamente na vila assumindo a sua disponibilidade para contribuir para a dinamização e afirmação da centenária coletividade, conhecida como a “Catedral da Cultura”.

“O grande objetivo é dinamizar a coletividade sendo que há pouca gente disponível para integrar novas direções. Estas coletividades, sem dinheiro, têm de se reinventar todos os dias e sem apoios é a morte anunciada”, referiu.

PUB
Manuel Grácio, presidente da SAT. Foto: mediotejo.net

Como projetos, destacou a intenção de captar junto de escola de Tramagal novos elementos para integrarem a escola de música da SAT, lembrou a atividade do Coro da coletividade e duas peças em ensaio do grupo cénico da SAT, grupo de teatro amador.

Por outro lado, destacou a importância de “festejar de forma adequada o 120º aniversário, que se assinala em 2021, colaborar com as diversas iniciativas que decorram em Tramagal e a necessidade do apoio de toda a gente, assim como junta de freguesia e Câmara Municipal, para as necessárias obras de reabilitação do espaço físico” da coletividade, como sejam a substituição da cobertura do palco da sala de espetáculos, das janelas e portas exteriores e uma pintura geral ao edifício, num investimento previsto na ordem dos 30 mil euros com apoio da Tagus, através do Proder, além da Câmara e Junta de Freguesia.

O dirigente associativo terminou com um apelo aos sócios e amigos da coletividade : “venham à SAT, tragam ideias, colaborem, paguem as suas quotas, e apoiem esta casa com a sua presença”.

ORGÃO SOCIAIS ELEITOS PARA O BIÉNIO 2020-2022:

Assembleia Geral:

Joaquim Simplício

Sérgio Lopes

José Brito Neto

Conselho Fiscal:

César Grácio

Vitor Hugo Cardoso

Augusto Caroço

Liliana Albino

Paulo Vieira

Direção:

Manuel Alves Grácio

António José Santos

Fernando Salvador Alves

Carlos Azevedo

Fernando Barralé

Bruno Miguel Grácio

Diniz Matela

António Paulo Seabra

Francisco Joaquim Andrade

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here