Torres Novas | Tejo em foco na Biblioteca, com apresentação de livro e projeto cívico

O rio Tejo, nas Portas de Rodão. Foto: Wikimedia Commons

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, recebe no dia 13 de setembro, quinta-feira, pelas 18h00, a sessão de apresentação do livro “Rio Tejo”, edição limitada do Clube do Colecionador dos Correios – CTT, e do projeto 343 do OPP – Orçamento Participativo Portugal, “Por este rio acima” (#RioTejoAcima), que tem como proponente Rui Silva Pires.

PUB

No livro “Rio Tejo”, o seu autor, António Carmona Rodrigues, aborda a vida do rio que “nasce no centro de Espanha e percorre cerca de mil quilómetros para desaguar no Atlântico”, em Lisboa. A Médio Tejo Edições colaborou na obra, cedendo uma fotografia de Constância.

António Carmona Rodrigues foi ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação do XV Governo Constitucional, e depois presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Hoje é professor universitário e engenheiro civil, no ramo de Hidráulica.

Torres Novas | Tejo em foco na Biblioteca, com apresentação de livro e projeto cívico
Carmona Rodrigues, ex-ministro das Obras Públicas e ex-presidente da Câmara de Lisboa, cumpre as 12 etapas do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, desde Vila Velha de Ródão até Oeiras (Foto: mediotejo.net)

Em 2016, o mediotejo.net conversou com Carmona Rodrigues quando este descia o rio integrando o IV Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. Na altura, o ex-ministro destacou que “além de conhecer muito em pormenor todo o ambiente à volta do rio e os problemas que o rio tem, tem sido comovedor a aproximação das populações ribeirinhas ao rio Tejo, às memórias, àquilo que o Tejo foi noutro tempo, àquilo que as pessoas desejavam que voltasse a ser, com mais peixe, com menos poluição, com mais água”, bem como “uma certa devoção das povoações ribeirinhas relativamente à importância desta artéria principal que promove a riqueza e desenvolvimento desta região”.

Torres Novas | Tejo em foco na Biblioteca, com apresentação de livro e projeto cívico
O livro “O Rio Tejo”, de António Carmona Rodrigues (Edição CTT)

No mesmo dia é apresentado o projeto 343 do OPP – “Por este Rio Acima” (#RioTejoAcima). Segundo nota de imprensa, este é um projeto que abrange toda a bacia hidrográfica do Tejo, Almonda incluído. Rui Silva Pires, enquanto cidadão que vive na região do Médio Tejo (Torres Novas) e preocupado com o estado do “nosso rio grande”, como lhe chama, de muitos dos seus afluentes e com o esvaziamento de aldeias, pretende vincar o seu contributo para minimizar estes problemas, propondo uma identificação do estado das nascentes dos afluentes do Rio Tejo e de aldeias próximas que tenham sofrido considerável despovoamento desde final do século passado.

Quer também promover a (re)visitação e animação, trazendo artes e cultura da foz e do estuário do Rio Tejo, preferencialmente por pessoas com raízes nesses territórios. Procura-se, assim, a continuação do ciclo humano, numa tentativa de captar atenções e pessoas para o interior.

Nesta sessão, Rui Silva Pires vai apresentar com mais detalhe este projeto e de que forma as pessoas poderão contribuir para o mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here