Torres Novas/Ourém | Aeródromo de Pias Longas pode vir a ser aeroporto internacional

Pias Longas Aero Club reabriu no ano em que celebra o 20º aniversário | Foto: CM Ourém

Um conjunto de empresários abordou a Câmara de Torres Novas devido a um projeto de alargamento do aeródromo de Pias Longas, no Sobral, concelho de Ourém, para uma pista de quatro quilómetros, já em território torrejano. Trata-se de um investimento, segundo a informação que o mediotejo.net conseguiu obter junto do município, na ordem dos 200 milhões de euros, para um aeroporto de médias dimensões com uma estimativa inicial de 160 voos por dia, nacionais e internacionais. Aguarda-se a avaliação do Governo.

PUB

Terá sido assegurado ao vice-presidente de Torres Novas, Luís Silva, que o próprio Santuário de Fátima apoiou o projeto. A notícia foi avançada pelo autarca no início da reunião de câmara de 5 de fevereiro, terça-feira, com visível satisfação pela iniciativa empresarial.

Em declarações ao mediotejo.net, Luís Silva esclareceu que o município foi abordado por um conjunto de empresários ourienses, estando ainda presente um general da Força Aérea. O executivo deslocou-se depois a Pias Longas para visitar o local, esclarecendo que o aeroporto deverá nascer ao lado do aeroclube de ultraleves, que se situa no concelho de Ourém, já no concelho de Torres Novas.

Foram entretanto estabelecidas comunicações com a Câmara de Ourém, para colaboração, e também com o Governo, aguardando-se o aval das entidades nacionais. “Há ainda muitos passos para dar”, frisou Luís Silva, explicando que o projeto que lhe apresentaram prevê um aeroporto que receba voos nacionais e internacionais, de tamanho médio, com uma estimativa prévia de 160 voos por dia.

“Era muito bom para a região, é um projeto que além de empregos tem um potencial turístico e económico”, frisou o vice-presidente. Salientou porém que há ainda muitas condicionantes a serem estudadas naquela zona, nomeadamente o impacto urbanístico e ambiental.

PUB

5 COMENTÁRIOS

  1. Que desperdício de dinheiro, quando o aeródromo municipal de Fátima, em Vieste irá, a poucos quilómetros desse já tem uma pista feita com essas dimensões e com uma localização muito mais adequada

  2. Seria muito bom para Torres Novas e Fátima e para o centro de Portugal em geral.
    Portugal não é só Porto e Lisboa.
    Este aeroporto permitiria aliviar a Portela.
    Em 1h estão em Lisboa de carro. O comboio também está perto. Poderia surgir ligação à linha do norte.

  3. Primeiro era bom para Fátima, uma vez que só se chega a Fátima por estrada. Depois era de certeza bom para a região centro e um alivio para o aeroporto de Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here