Torres Novas | ADPTN celebra solstício com ex-Secretário de Estado Carlos Pimenta

ADPTN celebra solstício com ex-Secretário de Estado Carlos Pimenta. Foto: Tiago Petinga/Agência Lusa

A Associação de Defesa do Património de Torres Novas (ADPTN) celebra na sexta-feira, dia 21, o solstício de verão, desta vez com uma conversa sobre o ambiente e o rio Almonda. O encontro está marcado para as 21h30, no auditório da Caixa Agrícola, Torres Novas, com a presença do ex-Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Pimenta.

PUB

O título do encontro é “30 anos depois, ainda o Almonda e o Ambiente’, evocando as III Jornadas de Ambiente da ADPTN, em 1987, onde o tema destacado foi a necessidade de despoluição do rio Almonda. É neste sentido que regressa à cidade torrejana Carlos Pimenta, para abordar a evolução das políticas ambientais, do que foram aqueles anos iniciais e de quais os desafios pela frente face às alterações climáticas.

“Passados mais de 30 anos, muita coisa mudou e a situação do rio Almonda é hoje francamente melhor do que naquela época, mas ainda muito distante do que desejaríamos como comunidade”, afirma a associação, lembrando “os graves problemas associados à ribeira da Boa Água”.

No encontro participará ainda Artur Ascenso Pires, que falará sobre o “enquadramento atual da organização e funcionamento dos serviços ambientais em Portugal”, para clarificar sobre “papéis e responsabilidades das diferentes entidades”, sendo moderador Jorge Salgado Simões, geógrafo e monitor do grupo do Projeto Rios da ADPTN.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here