Tomar | Saúde e Segurança na Festa dos Tabuleiros motivam seminário

A Festa dos Tabuleiros em Tomar. Foto: Luís Ribeiro

A Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca, em Tomar, recebe o seminário “Festa dos Tabuleiros em ambiente de saúde e segurança” esta quinta-feira, dia 9. A iniciativa tem início marcado para as 09h30 e ao longo do dia são abordados os temas “Segurança alimentar”, “Água de consumo humano”, “Medidas de Segurança” e “Doença dos Legionários”.

PUB

A sessão de abertura conta com a presença de Sofia Theriaga, Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES MT), Ana Paula Remédios, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES MT, e Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo, IP (ARSLVT).

O primeiro painel começa às 10h00 e aborda a “Segurança alimentar: prevenção de riscos”, com moderação de Francisco Faria, presidente da ACITOFEBA – Associação Comercial e Industrial dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.

As oradoras são Lourdes León, médica interna de Saúde Pública da Unidade de Saúde Pública do ACES MT, Susana Vieira da Silva, técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública do ACES MT, e Fernanda Mendes, médica veterinária.

“Água de consumo humano: garantia de qualidade” inspira as intervenções do segundo painel, a partir das 11h30, moderado por José Nunes Martins, da Autoridade de Saúde do ACES Médio Tejo.

PUB

O tema é analisado por Elsa Duarte Curado, técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública do ACES MT, Mário Rui Salvador, médico interno de Saúde Pública da Unidade de Saúde Pública do ACES Dão Lafões, Vera Noronha, Eng. Sanitarista do Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, e Francisco Marques, diretor delegado dos SMAS Tomar.

Os painéis da tarde são dedicados a “Medidas de Segurança”, às 14h00, e “Doença dos Legionários: avaliação de riscos em estabelecimentos hoteleiros”, às 15h10. A moderação está a cargo, respetivamente, de José Manuel Cunha e Maria dos Anjos Esperança, ambos da Autoridade de Saúde do ACES Médio Tejo.

O primeiro painel tem como oradores Carlos Pinto, técnico de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública do ACES MT, Jorge Mateus Soares, comandante da PSP Tomar, Tiago Delgado, comandante da GNR Tomar, Mário Silvestre, comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), e Carlos Gonçalves, comandante dos Bombeiros Municipais de Tomar.

As últimas apresentações do dia são as de Fernando de Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Susana Gonçalves, médica interna de Saúde Pública da Unidade de Saúde Pública do ACES MT, Carla Sofia Carvalho, técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública do ACES MT, e Pedro Machado, presidente da Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal.

A sessão de encerramento está marcada para as 16h20, depois de um momento cultural. A iniciativa termina com a presença de Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar, Maria João Morais, Mordoma da Festa dos Tabuleiros, Mário Durval, Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e Maria dos Anjos Esperança, da Autoridade de Saúde do ACES Médio Tejo.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here